Livraria da Folha

 
28/09/2010 - 12h06

HQ "A Arte da Guerra" conta história da China com humor e clima de aventura

FELIPE JORDANI
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Quadrinho narra intrigas e conflitos que integram história da China
Quadrinho narra intrigas e conflitos que integram história da China

No começo, os desenhos com traços simples podem causar estranhamento mas, após a leitura embalar, deixam de fazer diferença e fica difícil largar "A Arte da Guerra (Vol. 1): o Nascimento do Império Chinês", do quadrinista chinês radicado na Coreia, Ko Woo-young.

Cheio de tiradas engraçadas, o título mescla o clássico milenar sobre estratégias militares "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, com a história da China.

No livro, vemos o imperador Qin Shi Huang, responsável pela então recente unificação do território chinês (cerca de 200 a.C.), agir com crueldade e matar todos os que não seguem suas ordens. Seus soldados são ainda piores e usam a autoridade para desrespeitar os cidadãos e matar quem erguer a palavra contra eles. As pessoas mais fortes são levadas para trabalhar em regime de semi-escravidão na construção das muralhas da China e em palácios suntuosos.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Em toda a região, começam a surgir pessoas contrárias ao regime, mas ninguém é forte o bastante para enfrentar o poderio do governante. Aos poucos, no entanto, surgem heróis pontuais e uma movimentação para derrubar o tirano começa a se amarrar.

A vastidão da história explica por que o autor precisa de traços rápidos, que não deixam de ter beleza (confira abaixo). Eles lembram o trabalho de Henfil, criador do "Fradim", mas um pouco menos caricaturais e com mais detalhes.

Para construir a saborosa narrativa, Woo-young usa mitos, lendas, fatos históricos e brincadeiras com a modernidade --um carro vem trazer o examinador de sonhos para saber o que significa um pesadelo do imperador, em uma época em que nem a pólvora havia sido inventada.

O único contra é que o primeiro volume é tão empolgante que deixa o leitor sedento para colocar os olhos nos oito números seguintes que integram a obra.

Leia trecho de "A Arte da Guerra (Vol. 1): o Nascimento do Império Chinês".

*

Divulgação
Divulgação

*

"A Arte da Guerra (Vol. 1): o Nascimento do Império Chinês"
Autor: Ko Woo-young
Editora: Conrad
Páginas: 208
Quanto: R$ 25,50 (Preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página