Livraria da Folha

 
03/10/2010 - 17h10

"Contos Completos de Lima Barreto" ressalta oralidade e tom memorialista do escritor

da Livraria da Folha

Reprodução
Lilia Moritz Schwarcz reuniu contos inéditos e famosos de Lima Barreto
Lilia Moritz Schwarcz reuniu contos inéditos e famosos de Lima Barreto

"Contos Completos de Lima Barreto", que será lançado no final deste mês pela Companhia das Letras, agrupa 149 textos curtos do autor, resgatados a partir de pesquisas em manuscritos, edições originais de suas obras e periódicos da época.

Organizada pela professora titular no Departamento de Antropologia da USP Lilia Moritz Schwarcz, a obra reconstrói um outro tipo de Lima Barreto (1881-1922), o qual não estamos acostumados a ler.

Aqui, percebemos como a oralidade é um fator marcante em sua escrita, e de que maneira o tom memorialista reporta ao da crônica jornalística, com sutileza e suavidade.

"O Homem que Sabia Javanês" e "A Nova Califórnia", contos mais conhecidos do escritor, jornalista e funcionário público, destacam o aspecto autobiográfico em sua obra.

Um dos primeiros escritores a assumir sua negritude no Brasil, ele foi tido como um autor de segunda categoria por um longo período. Barreto foi boicotado pelos intelectuais e pela alta sociedade do Rio de Janeiro.

Análises literárias do professor Antonio Candido comprovaram a profundidade de seus textos. Destacam-se, entre seus livros, "Recordações do Escrivão Isaías Caminha" (1909), "Triste Fim de Policarpo Quaresma" (1915), e outros.

 
Voltar ao topo da página