Livraria da Folha

 
15/10/2010 - 15h00

Desejos reprimidos forçam psiquiatra a viver fantasias para fugir da loucura

da Livraria da Folha

Divulgação
Sentimentos extrapolam a consciência e forçam a luta interior
Sentimentos extrapolam a consciência e forçam a luta interior

Entregar-se a sentimentos controversos, indecisões diárias e angústias é um desafio difícil. Geralmente, as pessoas tendem a fugir e a recalcar todas as fontes de desprazer. Brincar de "faz de conta", que não, aquilo não acontece com ela, só com os outros. Mas Isabela, uma psiquiatra à beira da loucura resolve se entregar aos fantasmas e viver suas fantasias. Como um último suspiro, por vontade própria se interna em uma clínica à espera de uma solução que possivelmente só o tempo lhe dará.

No livro "Gonzos e Parafusos", a escritora Paula Parisot visita o fundo da alma da personagem, seus devaneios e impressões da vida, da morte e o meio disso tudo. Com palavras marcantes e sensuais, o leitor passa a espiar de perto os anseios diários de Isabela. As brigas com a mãe, a solidariedade com a diarista, o amor por seu felino e o prazer carnal que mantém com um amigo.

Arte
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O grande toque da narrativa, porém, consiste na entrega total de Isabela a seus desejos mais profundos. Surgidos em sua infância, a garota amava viver entre os livros na biblioteca da avó, e assim conheceu as pinturas dos austríacos Gustav Klimt e Egon Schiele, com as quais se identifica nos traços borrados e nas entranhas brancas e delicadas.

No último acesso de loucura, quando escolhe por se internar, ela abre mão da pessoa Isabela para viver como se fosse uma das personagens dos quadros.

Transformação total, de vestimenta, de nome e comportamento. A realização plena de suas pulsões. Sem medo, apenas à espera do equilíbrio buscado, entre traços delicados e violentos borrões.

"Gonzos e Parafusos" é o segundo livro de Paula Parisot.

*

"Gonzos e Parafusos"
Autora: Paula Parisot
Editora: LeYA
Páginas: 172
Quanto: R$ 27,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página