Livraria da Folha

 
20/10/2010 - 11h09

Fuja do estresse e aplique a "pedagogia doméstica" para educar seu filho

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra aborda a importância do cotidiano e maior atenção de pais na educação do filho
Obra aborda importância e atenção de pais na educação do filho

Depois de um duro dia de trabalho, ter que recolher a camiseta jogada no sofá, preparar o jantar e ainda lavar a louça não é exatamente a melhor opção para se distrair e relaxar um pouco. No entanto, esta jornada faz parte da vida diária de muitos pais, e que, para desespero completo, recebem chamados da diretoria do colégio e ouvem que as notas vermelhas do filho são preocupantes.

Para a psicóloga Tatiana Sessa, autora do livro "E Agora? Meu Filho Não Gosta de Estudar!", a falta de responsabilidades das crianças e adolescentes em casa torna-se um sintoma que ultrapassa paredes e provoca desdobramentos em outros campos, principalmente nos estudos.

De acordo com a profissional, "pequenas responsabilidades" diárias, como colocar alimento para o cão, ajudar a desempacotar as compras do mercado e arrumar a própria cama ajudam na conquista da autonomia de cada um e na disciplina de cumprir outras "grandes" no futuro. E isto é o que ela chama de "pedagogia doméstica".

"As mordomias do cotidiano dão margem à preguiça juvenil", escreve Sessa. "Eles precisam de novos estímulos para treinar novas funções. Sozinhos, não são capazes de encontrar a motivação de que necessitam para agir e cuidar da própria vida", completa.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

No campo dos estudos, a criança tende a compreender a responsabilidade de assistir às aulas e fazer as lições. O resultado das provas vem naturalmente destas tarefas. Estimular os filhos dentro do próprio lar é uma tarefa simples. Basta ter iniciativa e paciência nos primeiros meses.

Depois do sucesso dessa "primeira parte", "E Agora? Meu Filho Não Gosta de Estudar!" sugere que, aos poucos, a "pedagogia doméstica" também avance, tornando o ambiente familiar um local de aprendizagem cultural para ambos os lados.

Como dica, a profissional sugere, por exemplo, utilizar os momentos em que estão juntos para introduzir novas informações e histórias. Em um jantar, você pode debater o assunto da cultura nordestina preparando um prato típico da região. "Durante a refeição vocês poderão discutir, com prazer, a geografia", explica a profissional.

O diálogo é essencial e o convívio prazeroso contribui diretamente no ensino das crianças.

*

"E Agora? Meu Filho Não Gosta de Estudar!"
Autora: Tatiana Sessa
Editora: Best Seller
Páginas: 208
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página