Livraria da Folha

 
03/11/2010 - 07h14

Há 12 anos morria Bob Kane, o criador de Batman

da Livraria da Folha

Em 1939, embalado pelo sucesso do alienígena Superman --que surgiu um ano antes--, Bob Kane (1915-1998) foi chamado para criar um novo herói. O personagem recebeu a contribuição de Bill Finger (1914-1974) e estreou na 27ª edição da revista "Detective Comics".

Divulgação
Inspirado pelo Superman, Bob Kane resolveu, em 1939, dar vida ao homem-morcego
Inspirado pelo Superman, Bob Kane resolveu, em 1939, dar vida ao homem-morcego

Quando criança, Bruce Wayne, identidade secreta do homem-morcego, viu seus pais serem assassinados. Movido pela vingança e pelo desejo de impedir que sua história se repetisse, o menino dedicou a vida para aprimorar suas habilidades. Tornou-se, assim, o maior detetive do mundo, uma mistura de Zorro e Sherlock Holmes.

O jovem companheiro colorido, Robin, foi criado em 1940 para produzir empatia nos leitores e aliviar o clima sombrio do quadrinho. A relação da dupla dinâmica levantou suspeita sobre a sexualidade dos personagens, desconfiança que ainda existe.

Para os fãs, Batman é um símbolo de força de vontade e dedicação, um humano entre "deuses". Os críticos o acusam de proteger a propriedade e a moral, um herói burguês a serviço da ideologia capitalista.

 
Voltar ao topo da página