Livraria da Folha

 
01/10/2009 - 22h14

Veja guias de filmes e livros sobre bastidores do cinema e grandes diretores

da Folha Online

A Livraria da Folha apresenta uma seleção de livros para os fãs de cinema.

Há guias de referência sobre grandes filmes, biografias de diretores, títulos que revelam segredos e bastidores da indústria e também uma seleção de obras de literatura que foram adaptadas para as telas.

*

Divulgação
Livro indica três filmes do diretor Sergio Leone

"1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer"

Mais de 50 críticos selecionam 1001 filmes de mais de 30 países no irresistível guia "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer" (Sextante, 2008). De Sergio Leone a Quentin Tarantino, a seleção traz, lado a lado, obras de todos os gêneros: ação, vanguarda, animação, comédia, aventura, documentário, musical, romance, drama, suspense, terror, curta-metragem e ficção científica. O guia é organizado por ordem cronológica (ano a ano) e ilustrado com cartazes dos filmes, fotos de cenas e dos atores.

Divulgação
Conversas com Woody Allen Entrevistas a Eric Lax Eric Lax

"Conversas com Woody Allen", de Eric Lax

O cineasta norte-americano Woody Allen fala sobre seus filmes e o modo como vê o cinema no livro "Conversas com Woody Allen" (Cosac Naify, 2008). Aqui estão conversas que Allen travou com o jornalista (e seu biógrafo) Eric Lax durante 36 anos, organizadas por assunto. Allen discute a fundo sua obra e todo o processo cinematográfico: a elaboração de roteiros, a formação de elenco, a filmagem, a direção, a montagem e a escolha da música. Como o crítico de cinema da Folha Sérgio Rizzo nota neste podcast, "os fãs do cineasta terão material aqui para se deliciar, sobretudo porque a leitura do livro vai inevitavelmente remetê-los de volta aos seus filmes preferidos, que vão se tornar um pouco mais ricos graças aos esclarecimentos de Allen sobre como eles nasceram". Leia resenha do livro publicada na Folha de S.Paulo (conteúdo exclusivo para leitores do jornal e assinantes do UOL).

Divulgação

"Lições de Roteiristas", de Kevin Conroy Scott

Quem acredita que um bom filme começa pelo roteiro vai gostar de ler o livro "Lições de Roteiristas - Roteiristas Falam sobre Seus Filmes" (Record), que oferece uma coleção de entrevistas com grandes escritores do cinema contemporâneo. São entrevistados 21 roteiristas, desde profissionais de Hollywood como Ted Tally ("Silêncio dos Inocentes") e Patrick McGrath ("Homem-Aranha")-- até roteiristas do cinema dito "independente" como Guillermo Arriaga ("Amores Brutos") e Carlos Cuaron ("E Sua Mãe Também"). As entrevistas guiam o leitor por todas as etapas do processo de criação de um roteiro, desde a concepção da idéia até o trabalho final de colaboração com diretores e atores. Recomendado para estudantes de cinema, aspirantes a roteiristas e para apaixonados por cinema em geral.

Divulgação

"Hitchcock/Truffaut: Entrevistas" (Companhia das Letras)

Cinéfilos vão adorar --e devorar-- a aula de cinema oferecida pelo diretor Alfred Hitchcock no livro "Hitchcock/Truffaut: Entrevistas". O título compila uma série de extensas e reveladoras entrevistas do aclamado mestre do suspense concedidas ao cineasta François Truffaut. Hitchcock fala de maneira franca sobre sua trajetória no cinema e relata como realizou suas sequências e filmes mais memoráveis. Conta anedotas saborosas sobre astros e estrelas e também sobre si mesmo. Expõe abertamente sua visão sobre seus fracassos, os scripts abandonados e as sequências irrealizadas. No meio disso tudo, deixa até escapar comentários sobre sua vida íntima, tão bem guardada.

Divulgação

"Fascinado pela Beleza - Alfred Hitchcock e Suas Atrizes"

A biografia "Fascinado pela Beleza - Alfred Hitchcock e Suas Atrizes" (Larousse 2009) examina a vida, a carreira e os filmes do cineasta por meio das relações complexas --e frequentemente chocantes-- com suas lendárias atrizes, entre elas Ingrid Bergman, Grace Kelly, Kim Novak e Tippi Hedren. O explosivo livro acompanha a ascensão de Hitchcock até atingir o poder e a fama internacional, seu gênio extraordinário, seu casamento não-convencional e suas obsessões. Aqui está a história dramática e fascinante dos filmes e estrelas de Hitchcock, como ele lidava com os negócios e o poder corporativo, sua representação incomum de sexo e romance, e os sonhos de Hollywood que frequentemente se tornaram pesadelos.

Divulgação

"Marilyn e JFK", de François Forestier

Nos anos 50 e 60, Marilyn Monroe era a estrela das estrelas, a mulher mais sexy de todos os tempos, a maior invenção de Deus para fazer os homens morrerem de desejo --a suprema tentação de Hollywood. A biografia "Marilyn e JFK" (Objetiva, 2009) oferece um relato revelador do envolvimento secreto --e trágico-- entre Marilyn e John F. Kennedy, um dos mais carismáticos presidentes da história dos Estados Unidos. Rico em detalhes, emoção e humor negro, o livro oferece uma história surpreendente --e, segundo o autor, totalmente real, baseada em documentos e relatos de testemunhas-- de um relacionamento que envolveu voyeurismo de Estado, chantagens, manipulações, eleições compradas e dinheiro ilícito. Por trás da imagem de loira fatal de Marilyn, o livro mostra que havia uma pobre moça à beira da loucura, ninfomaníaca, viciada em drogas e apaixonada. Sob a máscara de bom moço do jovem presidente surge um homem que se comportava como uma criança mimada, vaidoso, egocêntrico e obcecado por sexo. Leia trecho de abertura do livro e leia também resenha da obra.

Divulgação

"Filme - Um Retrato de Hollywood"

Quando lançado, há mais de cinco décadas, o livro "Filme - Um Retrato de Hollywood" foi imediatamente reconhecido como um clássico. A revista Newsweek o definiu como "o melhor livro já publicado sobre Hollywood". O escritor Ernest Hemingway afirmou que o livro era "muito melhor que a maioria dos romances", enquanto que Charles Chaplin o classificou como "uma reportagem brilhante e sagaz". Durante meses, a jornalista Lilian Ross acompanhou passo a passo cada etapa da produção de um filme de John Hudson, um dos maiores diretores de cinema do período. Com olhar atento a detalhes, a autora compõe aqui um quadro rico --e poucas vezes tão claro-- dos meandros da indústria cinematográfica americana. Sem pudores, ela revela de forma realista os meandros da indústria, assim como seus vícios, costumes hedonistas e ambiente controvertido, numa obra tida hoje como um clássico do jornalismo literário e referência sobre Hollywood.

Divulgação
Biografia disseca a vida e a produção do comediante Oscarito

"Oscarito", Flávio Marinho

Finalista do Prêmio Jabuti 2008 ("Melhor Livro de Biografia"), o livro "Oscarito - O Riso e o Siso" revela a trajetória de um dos maiores --se não o maior-- comediante da história do cinema nacional. Após realizar extensa pesquisa e entrevistar artistas que conviveram com Oscarito --como Jô Soares, Dercy Gonçalves, Daniel Filho-- e ter acesso a depoimentos de familiares do artista, incluindo sua viúva Margot Louro, o diretor e autor teatral Flávio Marinho recupera a história da carreira e a intimidade de Oscarito. Está tudo aqui, com texto leve e bem-humorado: a chegada ao Brasil com dois anos de idade; a infância no Rio de Janeiro; a influência do circo em seu jeito de atuar; as primeiras peças; a estréia no cinema; o estrelato no teatro de revista e nas chanchadas da Atlântida, e por fim, seus últimos dias, já longe dos holofotes.

*

OUTROS LIVROS

Reprodução

"Falha Nossa" - Prepare a pipoca e divirta-se! Este livro reúne gafes inacreditáveis do cinema! São mais de 3.000 erros em filmes campeões de bilheteria: mancadas de continuidade, pisadas na bola com a história, deslizes geográficos e muito mais!

"Folha Explica - O Cinema Brasileiro Hoje" - Entenda a "retomada" do cinema brasileiro, que gerou filmes de impacto como "Central do Brasil" e "Cidade de Deus", estimulou a ascensão de novos diretores e permitiu a continuidade do trabalho de cineastas veteranos. Leia capítulo do livro

Reprodução
"Ilha Deserta - Filmes", da Publifolha

"Ilha Deserta - Filmes" - Você é obrigado a ir para uma ilha deserta e tem direito a levar 10 filmes. Quais escolheria e por quê? no livro "Ilha Deserta - Filmes" (Publifolha) sete apaixonados por cinema apresentam suas listas particulares dos dez maiores filmes de todos os tempos. O resultado é uma lista variada de 70 filmes acompanhados pelas melhores razões do mundo para serem vistos. As indicações são do crítico de cinema da Folha Inácio Araújo; dos cineastas João Moreira Salles e Ugo Giorgetti; do articulista e crítico de cinema da Folha Amir Labaki, idealizador e diretor do festival internacional de documentários "É Tudo Verdade"; do jornalista e escritor Bernardo Carvalho, da socióloga Isa Grinspum Ferraz, e do crítico e curador Agnaldo Farias.

*

LIVROS QUE DERAM ORIGEM A FILMES DO OSCAR 2009

Divulgação

"Sua Resposta Vale um Bilhão", de Vikas Swarup

O romance "Sua Resposta Vale um Bilhão" (Companhia das Letras) deu origem ao filme "Quem Quer Ser um Milionário?", que teve dez indicações e foi o grande vencedor da 81º edição do Oscar, com oito estatuetas. No mesmo estilo das "Mil e Uma Noites", o livro tem um contador de histórias: Ram Mohammad Thomas, garçom de dezoito anos que ganha uma fortuna num programa de TV, mas é acusado de fraude pelos organizadores, que se negam a lhe pagar o prêmio. Ram é um herói picaresco e o livro alterna narrativas ora cômicas ora trágicas que apresentam um rico panorama da Índia contemporânea. Leia trecho do livro

Divulgação

"O Leitor", de Bernhard Schlink

"O Leitor" (Record) é o romance que deu origem ao filme estrelado por Kate Winslet e Ralph Fiennes. O adolescente alemão Michael tem 15 anos quando começa a relacionar-se com Hanna, uma mulher 21 anos mais velha. Ambos vivem uma delicada e intensa relação amorosa, até que Hanna desaparece subitamente sem deixar pistas. Sete anos depois, Michael, agora estudante de direito, é convidado a tomar parte de um julgamento contra os criminosos do regime nazista. Ele descobre, para seu terror, que sua antiga amante é uma das acusadas pelos crimes.

Divulgação

"Foi Apenas um Sonho", de Richard Yates

Um dos mais poderosos romances da literatura norte-americana do século 20, "Foi Apenas um Sonho - Rua da Revolução" (Alfaguara) pode ser agora descoberto pelo leitor brasileiro. Em nova edição, lançada para acompanhar o lançamento do filme homônimo estrelado por Leonardo di Caprio e Kate Winslet, o romance acompanha a vida de Frank e April Wheeler, um casal jovem, charmoso, bonito e irreverente. Ambos se consideram especiais e desejam viver suas vidas em plenitude. Acreditam que estão destinados à grandeza, a terem vidas melhores do que seus vizinhos e colegas de trabalho. Mas os anos passam e ambos percebem que algo está errado.

Divulgação

"O Curioso Caso de Benjamin Button", de F. Scott Fitzgerald

Este livro traz a adaptação em quadrinhos da história de "O Curioso Caso de Benjamin Button", conto de F. Scott Fitzgerald transformado em filme estrelado por Brad Pitt e indicado ao Oscar. A história conta a peculiar saga de um homem que "nasceu" com 70 anos e misteriosamente fica mais jovem a cada dia. Benjamin Button se apaixona, tem uma família e cria um negócio de sucesso. Em seus últimos anos, ele vai à guerra e depois à Universidade de Harvard. Ao envelhecer, ele fica igual a um bebê recém nascido e volta aos cuidados do berço.

*

LIVROS QUE DERAM ORIGEM A FILMES QUE JÁ CONCORRERAM AO OSCAR

Divulgação

"O Diabo Veste Prada", de Lauren Weisberger

O livro "O Diabo Veste Prada" --adaptado para o filme de mesmo nome, estrelado por Meryl Streep e Anne Hathaway-- conta a história de Andrea Sachs, uma garota do interior recém-saída da faculdade que consegue um emprego dos sonhos: assistente de Miranda Priestly, lendária editora da revista Runway. Mas é aí que começa seu real pesadelo, pois sua chefe é um verdadeiro demônio. Além de fazer toda a sociedade nova-iorquina temê-la por seu poder de erguer ou destruir uma carreira, ela transforma a vida de seus subordinados em um verdadeiro inferno, exigindo as tarefas mais absurdas 24 horas por dia.

Divulgação
Cidade de Deus Paulo Lins

"Cidade de Deus", de Paulo Lins

No romance que inspirou o filme de Fernando Meirelles e foi indicado ao Oscar, o autor Paulo Lins faz um painel das transformações sociais pelas quais passou o conjunto habitacional Cidade de Deus: da pequena criminalidade dos anos 60 à situação de violência generalizada e de domínio do tráfico de drogas dos anos 90, quando o local se tornou uma das maiores favelas do Rio de Janeiro. O livro se baseia em fatos reais e grande parte do material utilizado para escrevê-lo foi coletado durante os oito anos (entre 1986 e 1993) em que o autor trabalhou como assessor de pesquisas antropológicas sobre a criminalidade e as classes populares do Rio de Janeiro.

Divulgação

"Bonequinha de Luxo", de Truman Capote

A clássica novela "Bonequinha de Luxo - Breakfast at Tiffany's", do escritor americano Truman Capote, acompanha as estrepolias de Holly Golightly. Ela é uma jovem que foge da vida besta do interior dos EUA para experimentar os sabores e prazeres urbanos de Nova York. Mistura de ninfa diáfana e moça raçuda, Holly põe em polvorosa uma galeria de personagens que insiste em seguí-la: um mafioso, um pretendente a escritor, um fotógrafo, uma modelo e uma cantora --isso para não falar de um certo diplomata brasileiro. E faz tudo sem abandonar suas ambições: uma vida de luxo, calma e volúpia, se possível bem perto da joalheria Tiffany's. Holly foi tornada célebre nas telas de cinema por Audrey Hepburn, no filme homônimo de Blake Edwards, que ganhou dois Oscars, de melhor canção e melhor trilha sonora.

*

LIVROS QUE DERAM ORIGEM A OUTROS FILMES

Divulgação

"Ensaio Sobre a Cegueira"

A partir de uma fantasia aterradora, José Saramago, vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 1998, faz um exame vívido dos piores apetites e fraquezas do homem no celebrado romance "Ensaio Sobre a Cegueira" (Companhia das Letras), que deu origem ao filme de mesmo nome dirigido por Fernando Meirelles. Tudo começa quando uma terrível "treva branca" deixa cegos, um a um, todos os habitantes de uma cidade. As autoridades conduzem as pessoas que ficaram cegas a um hospício desativado, mas lá as pessoas se tornam alvos de criminosos, que roubam a comida e violentam as mulheres. A história ganha novo rumo quando um personagem que não perdeu a visão --e que testemunhou tudo o que aconteceu no hospício-- passa a guiar um grupo de pessoas cegas em fuga pelas ruas desta cidade.

Divulgação

"Gomorra", de Roberto Saviano

O livro "Gomorra - A História Real de um Jornalista Infiltrado na Violenta Máfia Napolitana" (Bertrand Brasil, 2008), obra mais arrebatadora já produzida sobre a máfia napolitana da Camorra, deu origem ao premiado filme "Gomorra", vencedor do Grande Prêmio do Festival de Cannes em 2008. Em relato desconcertante, o jornalista Roberto Saviano relata o período em que viveu infiltrado na Camorra e expõe, de forma inédita, a atuação inclemente dos seus clãs, que não hesitam em subornar, intimidar e matar quem quer que seja --agentes do governo, trabalhadores, comerciantes e até mesmo juízes, políticos e padres católicos-- para garantir o funcionamento de seus negócios.

Divulgação
Operação Valquíria = http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/145626/ Philipp Freiherr von Boeselager

"Operação Valquíria", de Philipp von Boeselager

Na verdadeira história do filme estrelado por Tom Cruise, "Operação Valquíria" mostra o complô liderado por altos oficiais nazistas que tinha o objetivo de matar Hitler. Narrada pelo último sobrevivente e um dos principais integrantes da conspiração, Philipp von Boeselager, que, no início da Segunda Guerra, lutou entusiasticamente por seu país. No verão de 1942, no entanto, ao testemunhar a brutalidade do regime contra judeus e ciganos, seu patriotismo transformou-se em desprezo, e Philipp tomou o caminho da desobediência e da resistência. Após uma tentativa frustrada, em que uma bomba destinada ao Führer não explodiu, Boeselager conseguiu retirar sua tropa antes que os outros conspiradores fossem detidos, torturados e executados. Durante muito tempo, Philipp carregou esse segredo. Antes de morrer, em maio de 2008, aos 89 anos, foi convencido a recontar sua experiência.

Divulgação
Livro conta história de amizade inocente entre filho de oficial nazista e um judeu

"O Menino do Pijama Listrado", de John Boyne

A história deste livro se passa em 1943, quando o menino Bruno, filho de um alto oficial nazista, é obrigado a mudar de Berlim para o campo por causa do trabalho do pai, designado para controlar o campo de concentração de Auschwitz. Sem entender esse trabalho ou a perseguição que sofriam os judeus, Bruno passa a explorar o local onde mora e descobre pessoas vestidas em pijamas listrados atrás de uma cerca. Curioso, ele vai até lá e conhece o garoto Schmuel, judeu que estava aprisionado no campo. Praticamente todos os dias, os dois passam a se encontrar no mesmo local e Bruno sempre levava comida para o seu novo amigo, que curiosamente, sempre estava com fome. O autor consegue contar uma história cheia de dor com olhar especial, focado na amizade e na inocência de duas crianças não afetadas pelo preconceito.

Divulgação
Marley & Eu = http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/145718/ A Vida e o Amor Ao Lado do Pior Cão do Mundo John Grogan

"Marley & Eu", de John Grogan

John e Jenny tinham acabado de se casar e decidiram ter um cachorro. Vão até uma fazenda e escolhem o filhote de labrador Marley, que em pouco tempo se torna um gigantesco e atrapalhado cão de 44 kg. Ele arrebenta portas por medo de trovões, rompe paredes de compensado, baba nas visitas, apanha roupas de varais vizinhos e come praticamente tudo que vê pela frente, incluindo tecidos de sofás e jóias. As escolas de adestramento não funcionaram --Marley chegou a ser expulso por ter ridicularizado a treinadora. Mas, acima de tudo, seu coração era puro e ele enfrentou junto ao casal todos os momentos felizes e difíceis, um modelo de devoção que mostrou aos donos que o amor incondicional pode vir de várias maneiras.

Reprodução
Livro traz as história picantes de Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte

"Sex And The City", de Candace Bushnell

O arrebatador sucesso de "Sex And The City" na TV e no cinema começou com pequenos contos de Candace Bushnell publicados no jornal nova-iorquino "The New York Observer". Reunidas em "Sex And The City (O Sexo e a Cidade)", livro best-seller, que superou a marca de um milhão de exemplares vendidos nos EUA, as aventuras originais, picantes e divertidas das amigas Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte em Nova York deram origem à consagrada série de TV e ao longa-metragem de mesmo nome. Leia trecho: Veja como foi o encontro de Carrie e Mr. Big em "Sex and The City".

Divulgação

"Crash", de J. G. Ballard

O filme "Crash: Estranhos Prazeres", de David Cronenberg, causou perplexidade quando foi lançado em 1996. A história da irmandade de indivíduos obcecados pelas possibilidades eróticas dos desastres de automóvel é ainda mais mais radical, incômoda e perturbadora no romance homônimo "Crash", livro que o inspirou o filme. Narrado em primeira pessoa por um roteirista de cinema e publicidade, o livro acompanha um homem que passa seus dias nas vias expressas de Londres procurando acidentes sangrentos. Ele fotografa todos os detalhes escabrosos e, depois, com prostitutas colhidas à beira da estrada, busca reproduzir, em bizarros atos sexuais no interior do carro, as posições das vítimas lesionadas.

Reprodução
Baseado em relatos de policiais do Bope, livro revela violência urbana no Rio

"Elite da Tropa"

Baseado em relatos reais de ex-policiais do Bope, o livro revela detalhadamente o dia-a-dia destes homens que sobem os morros cariocas e lutam contra o crime organizado. Com relatos impressionantes e uma trama que envolve autoridades de segurança, traficantes, políticos e policiais, a obra é indispensável para quem assistiu o filme "Tropa de Elite" e quer explorar ainda mais essa história.

"Meu Nome Não É Johnny"

Conheça a história original (e real) que inspirou um dos filmes brasileiros mais vistos e comentados de 2008. Esse livro conta a saga do "garotão da Zona Sul" que se tornou o barão da cocaína no Rio e de como sua vida de festas, drogas e mulheres se transformou em um pesadelo.

*

LIVROS RELACIONADOS

"Como Eles Se Conheceram" - Saiba como foi o primeiro encontro de famosos casais, amantes, parceiros de crime, adversários e astros do cinema como Fred Astaire e Ginger Rogers, Zorro e Tonto, Mick Jagger e Keith Richards e Bonnie e Clyde. Angelina Jolie se casou com Billy Bob Thornton de calça jeans e camisa azul.

"Chega de Falar de Mim..." - Jancee Dunn revela bastidores de encontros com Brad Pitt, Cameron Diaz, Katie Holmes, Beyoncé e outras celebridades. Saiba mais sobre o livro.

"Como Eles Morreram" - Descubra como viveram e morreram ícones do cinema como Audrey Hepburn, Ava Gadner, Bruce Lee, Clark Gable, Elvis Presley, Greta Garbo, Peter Sellers e Walt Disney, além de outras celebridades da música, da televisão, da literatura, da política e dos esportes.

"O Guia da Nudez do DVD Nacional" - Você se lembra da cena de sexo entre Ana Paula Arósio e Fábio Assunção na minissérie Os Maias? E a nudez sensual de Malu Mader em O Invasor? Este livro descreve os momentos sensuais de 58 atores e 81 atrizes em 63 filmes e minisséries de TV, que podem ser conferidos em DVDs já disponíveis nas locadoras. Editado pela Panda Books.

"Conhecimento das Artes" - O livro reúne entrevistas com nomes ligados ao cinema, teatro, música e artes em geral. Pedro Almodóvar, Hector Babenco, Cacá Diegues e outros cineastas são alguns dos entrevistados que ilustram o título.

"O Mundo Fora dos Eixos" - Uma seleção dos melhores textos de ficção e crítica produzidos pelo colunista da Folha Bernardo Carvalho ao longo de uma década. São 50 crônicas, 10 resenhas e 6 ficções. Leia uma das crônicas.

"Em Branco e Preto" - O livro reúne textos sobre cinema, teatro, literatura, música e artes em geral publicados na Folha. O título, com 752 páginas, permite estabelecer uma visão panorâmica sobre o jornalismo cultural produzido pelo maior jornal do país em um período de mais de uma década.

"A Pílula Vermelha" - O que é a "Matrix"? A humanidade está de fato ameaçada pelo avanço da tecnologia? Esse livro explica e aprofunda as mais intrigantes questões levantadas pelo filme "Matrix", um marco da ficção científica no cinema. Saiba mais sobre o livro

"O Livro das Listas - Uma Coletânea das Informações Mais Curiosas do Mundo" - Este best-seller mundial reúne listas sobre TV, cinema, música, esportes, artes, animais, sexo, amor, casamento, dinheiro, trabalho, crimes e muitos outros assuntos. Saiba mais

"Jornada nas Estrelas" - Este livro marca o retorno de um dos clássicos do cinema internacional aos quadrinhos. Com uma história envolvente, o título traz extras espetaculares, como um capítulo inteiro escrito em Klingon e um breve manual técnico de uma das naves mais temidas do universo.

 
Voltar ao topo da página