Livraria da Folha

 
09/10/2009 - 12h08

Conheça os bastidores do futebol e as histórias de grandes times

da Folha Online

Você conhece a história do seu time de coração? Sabe quais foram os maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro? Arrisca responder quais são os 50 principais jogos já disputados em Copas do Mundo?

A Livraria da Folha organizou uma seleção de livros que tratam com objetividade e leveza os principais acontecimentos futebolísticos ocorridos no Brasil e no exterior.

Veja abaixo sugestões de livros.

*

Divulgação
Maioridade Penal 18 Anos de Histórias Inéditas da Marca da Cal Contadas por André Plihal Rogério Ceni

"Maioridade Penal", de Rogério Ceni e André Plihal

O maior ídolo da história do São Paulo Futebol Clube abre o jogo e revela histórias inéditas de sua carreira em seu aguardado primeiro livro, escrito em parceria com o jornalista André Plihal, dos canais ESPN. Em "Maioridade Penal - 18 Anos de Histórias Inéditas da Marca da Cal Contadas por André Plihal" (Panda Books, 2009), o goleiro artilheiro revela detalhes nunca antes contados de sua trajetória vitoriosa no São Paulo, suas passagens pela seleção, as dificuldades da fase de principiante, os técnicos e colegas que influenciaram sua formação, sua personalidade forte e os fatos mais engraçados que vivenciou em 18 anos de futebol. São ao todo 57 histórias, acompanhadas por um caderno de fotos coloridas e um encarte que reúne, pela primeira vez, todas as camisas já usadas em jogos por Rogério.

A coleção "O Dia Em Que Me Tornei...", da editora Panda Books, narra a história de alguns dos mais populares times do Brasil e traz curiosidades como os maiores artilheiros, as conquistas, as goleadas e o hino dos clubes.

Reprodução

Em "O Dia Em Que Me Tornei Palmeirense", o jornalista Mauro Beting conta a divertida história da tradição palmeirense em sua família e apresenta todas as informações que o leitor precisa para conhecer a história de seu clube do coração, como as conquistas, o hino, as maiores goleadas, os grandes craques. Saiba mais sobre o livro.

Já no livro "O Dia Em Que Me Tornei Santista", Vladir Lemos relembra os jogos de várzea de sua infância, sua primeira visita à Vila Belmiro e a paixão pelo time do Rei Pelé. Leia mais sobre o título.

No título "O Dia Em Que Me Tornei São-Paulino", o ator Selton Mello faz uma viagem no tempo, para o passado e para o futuro, e nos conta que um jogo de 1987 foi o responsável por ele vestir o manto são-paulino. O título também traz informações completas sobre o São Paulo como a história e as conquistas do clube. Saiba como Selton Mello se tornou são-paulino.

Já em "O Dia Em Que Me Tornei Corintiano", Marcelo Duarte lembra como começou a sua paixão pelo Timão e relata as maiores conquistas do clube e as maiores goleadas. Leia mais sobre o livro.

Reprodução

No livro "O Dia Em Que Me Tornei Gremista", o jornalista Sérgio Xavier Filho conta que a liberdade para ser gremista foi conquistada em 1977, quando retalhou com uma faca de cozinha a camisa colorada que havia ganhado de seu padrinho. No livro, o gremista narra a história do clube, as conquistas, o hino, as maiores goleadas e os grandes craques do tricolor gaúcho.

Enquanto que no título "O Dia Em Que Me Tornei Colorado", o publicitário e colorado Ricardo Freire, orgulhoso torcedor do atual campeão gaúcho, relembra o Brasileiro de 1975, decisivo em sua paixão, e como era complicado torcer para um time gaúcho morando em Brasília.

Samuel Rosa, vocalista do Skank, fala em "O Dia Em Que Me Tornei Cruzeirense" de seu amor nato pelo time da Toca, atual campeão mineiro, e da emoção de entrar no Mineirão pela primeira vez. Conheça as conquistas, os grandes craques, o hino e as maiores goleadas do Cruzeiro.

Por fim, no título "O Dia Em Que Me Tornei Atleticano", Fred Melo Paiva, torcedor do Atlético Mineiro, que completa seu centenário este ano, conta como a horda de tios e primos atleticanos o salvaram de vestir uma camisa cruzeirense. Saiba mais sobre a história do Atlético e os grandes craques deste clube no título.

*

Reprodução

"História do Campeonato Paulista: 1902-1996", editado pela Publifolha e escrito por Pelé, Valmir Storti e André Fontenelle traz um levantamento histórico de 95 anos de Campeonato Paulista, como os recordes do campeonato, perfis dos maiores jogadores e muitas curiosidades. O guia é ilustrado com mais de 150 fotos históricas.

"Os Arquivos do Campeonato Brasileiro", de José Renato Sátiro Santiago Jr., é o mais completo livro já publicado sobre o mais importante campeonato de futebol do país, que passou a ser disputado em 1971. O título apresenta Milhares de estatísticas, quadros e informações apresentados de maneira totalmente inédita. A história, as curiosidades e todas as médias das três divisões estão reunidas pela primeira vez num grande guia. O volume é da editora Panda Books.

"Charles Miller", de John Mills, detalha a carreira e a vida do pai do futebol brasileiro, Charless Miller. O livro traz documentos e fotografias nunca antes publicados, num verdadeiro resgate da memória do futebol brasileiro e revela detalhes sobre a primeira partida de futebol do Brasil, que aconteceu no dia 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo. A obra faz parte do catálogo da editora Panda Books.

Reprodução

"1000 Perguntas Sobre Futebol", publicado pela editora Panda Books e de autoria de Rodrigo Munhoz, traz perguntas sobre Copas do Mundo, campeonatos nacionais e estrangeiros, craques do passado e do presente, e times de todo o planeta para os fanáticos por futebol.

"Futebol É uma Caixinha de Surpresas", editado pela editora Panda Books e escrito por Luiz Fernando Bindi, reúne as mais engraçadas e intrigantes curiosidades sobre o futebol mundial - do técnico que invadiu o campo com seu jipe atrás do árbitro ao goleiro que fez um lindo gol contra de bicicleta.

"Loucuras do Futebol", de Emedê, ex-colunista da revista placar, conta 288 histórias reais e absurdas relacionadas ao mundo do futebol, como um fã da Seleção Brasileira que resolveu homenagear os heróis da conquista com o nome do filho. Assim, registrou o garoto como Tospericagerja, que tem as iniciais dos craques Tostão, Pelé, Rivelino, Carlos Alberto, Gerson e Jairzinho. A obra é uma publicação da editora Panda Books.

"Os 50 Maiores Jogos da Copa do Mundo", de Paulo Vinicius Coelho, da Editora Panda Books. O autor escolheu os 50 principais jogos já disputados em Copas do Mundo desde 1930. E fez isso de forma brilhante: elegeu aqueles que são quase uma unanimidade (para ele, o melhor jogo de todos os mundiais foi Itália 4 x Alemanha 3, nas semifinais da Copa de 1970), aqueles com valor histórico (a maior goleada; o jogo com maior número de gols; as partidas com confrontos políticos importantes) e mais alguns totalmente surpreendentes (e, ao ler a obra, logo se entende por que foram escolhidos). Saiba mais sobre o título.

"Escudos dos Times do Mundo Inteiro", de Rodolfo Rodrigues, é uma completa e atualizada coleção de escudos que reúne 2.500 distintivos e fichas de seleções, federações e clubes dos cinco continentes, totalmente coloridos. O volume é da editora Panda Books.

 
Voltar ao topo da página