Livraria da Folha

 
30/11/2008 - 22h30

LIVRARIA: Romance entrelaça memórias de mulher que foi em busca de seus antepassados judeus na Turquia

da Folha Online

Imagine-se recebendo uma chave antiga e a missão de encontrar a casa em que seu avô viveu quando jovem, em outro país? Parece excitante? Mas e se você estivesse encarcerado à memórias tristes e não conseguisse se mover. Você iria a essa viagem?

Divulgação
Personagem enfrenta suas dores para buscar antepassados na Turquia
Personagem enfrenta suas dores em busca de antepassados

"A Chave de Casa" é um romance de auto-ficção, no qual história é composta por quatro narrativas que se cruzam e "passeiam" pelas memórias de uma mulher jovem que nasceu em Portugal, mas mora no Brasil desde muito pequena e guarda traços turcos (país de origem de seu avô) - tal como Tatiana Salem Levy, a autora do livro. O livro foi editado pela Editora Record e está disponível na Livraria da Folha.

A história começa quando a personagem recebe uma chave muito antiga de seu avô - era a chave da casa em que ele morou durante sua infância e adolescência na Turquia. E com essa chave vem uma missão: voltar à cidade turca de Esmirna e encontrar a casa de parentes judeus que ficaram por lá. Mas antes ela tem de recuperar forças e tentar se livrar de uma dor intensa, de um "corpo paralisado", sem motivação.

Paralelamente, as memórias ainda levam os leitores pela história dos antepassados da personagem, contando sobre a vinda do avô turco ao Brasil e o exílio e a tortura que sua mãe enfrentou durante a ditadura.

O livro ainda passa pelos possíveis motivos de sua "paralisia": a morte de sua mãe, figura de extrema importância para a personagem, e um relacionamento intenso de desejo e medo com um namorado violento.

Para a escritora Cíntia Moscovich, que assina a orelha do livro, "o romance seduz pelo apelo sensorial, pela extrema competência narrativa e, em especial, por um alto sentido de humanidade". A obra foi finalista do prêmio Jabuti 2008, na categoria de "Melhor Livro de Romance".

A autora

Tatiana Salem Levy é escritora, tradutora e doutora em Estudos de Literatura. Publicou também o livro "A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze" e contos na revista "Ficções 11", nas antologias "Paralelos" e em "25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira".

"A Chave de Casa"
Autora: Tatiana Salem Levy
Editora: Record
Páginas: 208
Quanto: R$ 32,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página