Livraria da Folha

 
06/10/2009 - 10h34

Especialista acha "desonesto" criar esperança de cura do câncer com Nobel

SÉRGIO RIPARDO
colaboração para a Livraria da Folha

O Prêmio Nobel de Medicina 2009, anunciado nesta segunda-feira (5), vai ser dividido por três cientistas norte-americanos que descobriram um mecanismo de proteção das células, chave para entender doenças como o câncer e o processo de envelhecimento. Mas o que um paciente com câncer pode esperar desse anúncio?

Luiz Fernando Lima Reis, diretor de pesquisas do hospital Sírio-Libanês, explica à Folha Online como o trabalho premiado com o Nobel de Medicina é importante para a melhor compreensão da estrutura dos cromossomos, que são protegidos por uma estrutura conhecida como telômeros e pela enzima telomerase. Mas ele é cético quanto à aplicação a curto prazo desse conhecimento para a criação de medicamentos.

"Ninguém que hoje sofre de câncer se beneficiará com nenhuma droga que tenha como alvo a telomerase", diz o especialista em biologia molecular, lembrando que a criação de remédios leva muito tempo com diversas etapas, exigindo estudos de segurança, eficácia e tolerância.

O diretor de pesquisas do Sírio-Libanês cita que, nas fases de testes de novos medicamentos, há quem consiga obter alguma melhora. "Alguns pacientes se beneficiam dessas drogas em ensaios clínicos."

Para ele, não seria "honesto" criar a esperança nos pacientes de que o trabalho premiado com o Nobel de Medicina é decisivo para a descoberta da cura do câncer. Ouça entrevista.

Pesquisa

Confira alguns livros sobre o câncer e sua prevenção.

Divulgação
Em "Anticâncer", médico fala sobre como prevenir e lidar com a doença
Em "Anticâncer", médico fala sobre como prevenir e lidar com a doença
Divulgação
Livro desmistifica o câncer e explica os tratamentos
Livro desmistifica o câncer e explica os tratamentos

Em "Anticâncer", o pesquisador Servan-Schreiber relata que, depois da dura experiência de combater a doença com uma cirurgia e várias sessões de quimioterapia, pediu ao seu oncologista conselhos sobre a vida que deveria levar para evitar uma recaída.

Já o "O Câncer", da série Folha Explica, define o câncer e explica termos como tumor, oncogenes e metástase. O autor é o médico Riad Naim Younes, que traz estatísticas brasileiras sobre a doença e discorre sobre a ligação da doença com tabagismo, alcoolismo e os hábitos alimentares.

Divulgação
"Câncer", lançado pela Contexto, aborda polêmicas sobre a doença
"Câncer", lançado pela Contexto, aborda polêmicas sobre a doença
Divulgação
"Câncer: Direito e Cidadania" mostra como a lei pode beneficiar pacientes
"Câncer: Direito e Cidadania" mostra como a lei pode ajudar pacientes

A coleção "Conhecer & Enfrentar" também traz o livro "Câncer", em que os médicos Juvenal Antunes de Oliveira e Sérgio Luiz Faria abordam os pontos mais polêmicos da doença, como o medo e a falta de informação de pacientes e seus familiares.

Em "Câncer: Direito e Cidadania", a autora Antonieta Barbosa conta a burocracia em busca de seus direitos após se descobrir com câncer. Ela foi submetida a uma mastectomia e aos tratamentos de quimioterapia e radioterapia. No livro, ela orienta como o cidadão deve agir com o médico e com os planos de saúde.

 
Voltar ao topo da página