Livraria da Folha

 
25/10/2009 - 15h00

Mergulhe nas conquistas, nos craques e na história do tricolor do Morumbi

da Livraria da Folha

O hino já diz: "As tuas glórias vem do passado". Na verdade, o correto seria afirmar que as glórias do tricolor do Morumbi também vêm do passado. Não há como negar a posição de destaque que o São Paulo ocupa entre os times brasileiros. E, de acordo com a história oficial do clube, isso sempre foi assim.

O São Paulo, da maneira que é conhecido hoje, nasceu em 1935. No entanto, suas origens são mais antigas. Tudo começou em 1900, quando surgiu o Clube Atlético Paulistano. Rapidamente o time se tornou o "terror" da época, ganhando quase todos os campeonatos que disputava. Por conta de desavenças internas sobre a profissionalização dos atletas, o clube acabou abandonando o departamento de futebol. Os sócios, apaixonados demais para deixar o sonho terminar dessa forma, se uniram a Associação Atlética das Palmeiras e criaram, em 1930, o São Paulo da Floresta. Porém, a nova instituição também não durou muito. Apesar de algumas conquistas e grandes nomes nos gramados, pendências financeiras derrubaram o embrião tricolor.

Novamente, o amor de alguns sócios foi o que manteve a esperança e, em 4 de junho de 1935, foi criado o Clube Atlético São Paulo. Em dezembro do mesmo ano, assumindo as cores de suas origens, o time passou, definitivamente, a se chamar São Paulo Futebol Clube.

Divulgação
Saiba mais sobre a histórias e as glórias do Tricolor do Morumbi
Saiba mais sobre a histórias e as glórias do Tricolor do Morumbi

Fruto de uma intensa pesquisa dos jornalistas Luís Augusto Simon e Marcelo Prado, "Nascido Para Vencer!" narra em detalhes toda a trajetória do São Paulo. Os autores falam sobre os bastidores da fundação, da contratação do craque Leônidas da Silva em uma época em que a equipe ainda tentava afirmar-se no cenário do futebol nacional e da construção do Morumbi em um período sem títulos, entre outras histórias. O livro também traz informações sobre os principais títulos nacionais e internacionais do clube e apresenta perfis de ídolos que brilharam vestindo a camisa são-paulina, como Rogério Ceni, Roberto Dias, Müller, Careca, Raí, entre outros.

Com a bola nos pés

Vários grandes nomes já vestiram a camisa tricolor. O primeiro que aparece na cabeça dos mais jovens é Kaká, atualmente no Real Madrid. Os que viveram o auge da década de 90, devem se lembrar bem de Raí, Leonardo e Cafu. Os mais velhos, que acompanham a história do time desde o início, nunca deixariam de citar Artur Friendereich, Serginho Chulapa, Valdir Perez, Dario Pereyra e Teixeirinha.

Na Livraria da Folha, os torcedores podem encontrar livros que tratam da vida e da carreira de três dos maiores ídolos do São Paulo.

Divulgação
Ceni abre o jogo e revela histórias inéditas de sua carreira
Ceni abre o jogo e revela histórias inéditas de sua carreira

Em "Maioridade Penal", escrito em parceria com o jornalista André Plihal, da ESPN, Rogério Ceni conta histórias inéditas de sua carreira no tricolor. O goleiro artilheiro revela detalhes nunca antes contados sobre sua trajetória vitoriosa dentro do clube, suas passagens pela seleção brasileira, as dificuldades da fase de jogador principiante, os técnicos e colegas que influenciaram sua formação, a sua personalidade forte e os fatos mais engraçados que vivenciou em 18 anos de futebol. Ao todo são 57 histórias, acompanhadas por um caderno de fotos coloridas e um encarte com todas as camisas já usadas em jogos por Rogério.

Roberto Dias pode ser pouco conhecido entre aqueles que só acompanham futebol ocasionalmente. No entanto, entre os especialistas no assunto e, principalmente, os são-paulinos, o jogador é considerado um dos grandes ídolos do esporte. Dono de um futebol bastante técnico e atuando na defesa, "Dias" viveu intensamente 10 dos 13 anos em que o tricolor do Morumbi amargou o maior jejum de títulos de sua história. Talvez, justamente por isso, o atleta se tornou um dos símbolos máximos da geração de torcedores que hoje tem entre 50 e 60 anos. Este livro, fruto da tese de graduação do jornalista Fábio Matos, com orientação de Celso Unzelte, expõe tanto o ídolo quanto o homem e garante que o craque não seja esquecido pelas próximas gerações.

Leônidas da Silva foi, talvez, o primeiro grande ídolo do futebol do Brasil. Ele começou a carreira no São Cristóvão, em 1930, e acabou consagrado por ter inventado uma das jogadas mais bonitas deste esporte: a bicicleta. Dois anos depois, com apenas 19, chegou à seleção brasileira e ganhou o apelido de Diamante Negro, devido a sua habilidade rara com a bola nos pés. O jogador passou pelo Botafogo, Flamengo, Vasco e São Paulo. No tricolor paulista, virou ídolo. Foi cinco vezes campeão paulista e, depois de abandonar os gramados em 1951, se tornou dirigente do clube. Em "O Diamante Eterno", André Ribeiro fala dos mais de 20 anos de glória de Leônidas no futebol, sua carreira como comentarista esportivo e a doença que interrompeu suas atividades, o forçando a viver por 30 anos em uma casa de repouso.

Divulgação
Saiba mais sobre os uruguaios que vestiram a camisa tricolor
Saiba mais sobre os uruguaios que vestiram a camisa no tricolor

Os jogadores de futebol uruguaios são conhecidos pela sua fibra, determinação e muita raça. No Brasil, o São Paulo pode aproveitar um pouco destas qualidades com craques que se tornaram ídolos da torcida. Em "Tricolor Celeste", o jornalista Luís Carlos Símon narra a trajetória, revela curiosidades e conta passagens da vida de quatro atletas nascidos no Uruguai que fizeram da camisa tricolor uma extensão da própria alma, emprestando garra e técnica ao clube e encantando até mesmo os torcedores adversários.

Lugano era chamado de "zagueiro do presidente" no São Paulo; leia trecho do livro

Com apresentação de Mauro Beting e prefácio de Milton Meves, o livro conta como é que Diego Lugano passou de "zagueiro do presidente", logo que entrou no clube, a ídolo da torcida e campeão do mundo no Japão. O autor também fala das quatro copas disputadas por Pedro Rocha, camisa 10 do São Paulo por quase uma década, da garra de Pablo Forlán e do eterno Darío Pereira, que junto com Oscar formou uma das melhores duplas de zaga que o tricolor já teve.

Voz de comando

Nem só de craques com a bola nos pés vive o São Paulo. O clube também acumulou durante seus anos de história a presença de grandes treinadores. Entre Rubens Salles, que comandou os jogadores no primeiro título paulista, em 1931, a Ricardo Gomes, que ocupa a posição atualmente, dois ganham destaque no coração dos torcedores.

Divulgação
Noriega elege os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro
Noriega elege os 11 maiores técnicos do futebol brasileiro

Em "Os 11 Maiores Técnicos do Brasil", o jornalista e comentarista da SporTV Maurício Noriega assume o desafio de eleger 11 treinadores que fizeram história no futebol brasileiro. Para fazer esta difícil escolha, o autor entrevistou mais de 80 pessoas entre jogadores, ex-jogadores, treinadores, jornalistas e dirigentes de diversos times. Dois profissionais que atuaram dentro do São Paulo, idolatrados pela torcida, não poderiam ficar de fora: Telê Santana, já falecido, e Muricy Ramalho, atualmente no comando do Palmeiras. O livro traz um perfil destes e de outros técnicos selecionados, além de entrevistas com personalidades que conhecem de perto o estilo de cada um.

Grandes conquistas

O clube acumula 11 títulos internacionais, já levantou seis vezes a taça do Brasileirão e venceu 22 Campeonatos Paulista. No entanto, o que faz o torcedor são-paulino se vangloriar em cima de seus rivais são os três títulos da Libertadores e do Mundial Interclubes.

Divulgação
Saiba tudo sobre a participação brasileira na Libertadores
Saiba tudo sobre a participação brasileira na Libertadores

Nenhuma competição internacional de clubes é capaz de criar tanta motivação no torcedor brasileiro quanto a Taça Libertadores da América. Quem já foi campeão, faz questão de dar o máximo de destaque à conquista. Já os que nunca tiveram tal glória, viram alvos de piadas e provocações. O fato é que o Brasil conta com uma bonita participação no torneio: o fantástico Santos do Rei Pelé e Cia., bicampeão em 1961 e 1962; o Cruzeiro, também bicampeão em 1976 e 1997; o Flamengo de Zico, campeão em 1981; o Grêmio, bicampeão em 1983 e 1995; o São Paulo do mestre Telê Santana eem 1992 e 1993 e, depois, de Paulo Autuori em 2005; o Vasco da Gama, do poderoso chefão Eurico Miranda em 1998; o Palmeiras do famoso Felipão em 1999 e o Internacional, comandado por Abel Braga em 2005.
"O Brasil na Taça Libertadores e no Mundial Interclubes" conta a história da competição, idealizada em 1929, mas só criada, de fato, em 1960. A obra varre todos os detalhes do torneio até o ano de 1999, quando foi publicada. Antonio Carlos Napoleão iniciou suas pesquisas sobre futebol em 1973 e daí em diante não parou mais, acumulando vários projetos sobre a memória de grandes clubes brasileiros. Também assina a autoria de "Botafogo- História, Conquistas e Glórias no Futebol" e "Corinthians X Palmeiras".

Desde criancinha...

Imagine torcer para o São Paulo e ter um filho corintiano? Ou então ser obrigado a ir até o Palestra Itália levar sua filha assistir a um jogo do Palmeiras? Para tentar solucionar este problema, a Livraria traz livros sobre o São Paulo escritos especialmente para as crianças. Quem sabe os papais tricolores não conseguem, desta forma, influenciar suas crias quando o assunto é futebol!

Divulgação
Nando Reis fala da infância e do São Paulo
Nando Reis fala da infância e do São Paulo

Quando Nando Reis veio ao mundo, já dava para ver que ele seria são-paulino. Nasceu muito branco, com os olhos pretos e os cabelos vermelhos - quer dizer, geneticamente tricolor. Desde cedo o garoto descobriu como é bom ir ao Morumbi, templo e santuário, onde já jorrou sangue, muito suor foi derramado, escorreram lágrimas de tristeza e raiva, mas também de glória e alegria. Em "Meu Pequeno São-Paulino" Nando Reis faz uma viagem pela sua própria infância e pelos grandes ídolos e títulos do São Paulo. A obra é ilustrada por pinturas em óleo sobre tela do artista plástico Rodrigo Andrade.

Confira um pequeno trecho do livro cedido pela editora Belas-Letras.

Divulgação
Ator Selton Mello revela como nasceu sua paixão pelo São Paulo
Ator Selton Mello revela como nasceu sua paixão pelo São Paulo

Imagine só: o ano é 2036 e o São Paulo acaba de ganhar seu 12º título mundial. Os grandes rivais Palmeiras e Corinthians fecharam as portas por problemas administrativos. Já imaginou? Pois é, este é o futuro brilhante que o ator Selton Mello prevê para o São Paulo no livro juvenil ilustrado "O Dia em que Me Tornei São-Paulino". Estreando na literatura, Selton Mello também conta como decidiu, ainda criança, ser são-paulino para sempre após um jogo do tricolor em 1987. Além do relato, o livro traz a história dos maiores títulos do São Paulo --como o bicampeonato mundial do time de Telê Santana-- e uma relação de artilheiros, conquistas e goleadas.

Futuros craques

Hoje em dia, os salários milionários, as oportunidades fora do Brasil e o status de celebridade atraem cada vez mais crianças e adolescentes para o universo dos gramados. Para que esses garotos se tornem verdadeiros profissionais, e não meros boleiros, os pais devem estar bem informados e saber escolher bem a porta de entrada para a área. Os são-paulinos podem contar com dicas de um dos ídolos do clube.

Divulgação
Raí dá dicas para quem quer ser jogador de futebol profissional
Raí dá dicas para quem quer ser jogador de futebol profissional

Único país a participar de todas as Copas do Mundo, o Brasil tem mais de 13 mil jogadores profissionais. Mas como orientar os adolescentes que têm interesse nessa área? Como reconhecer o talento e a verdadeira vocação? Como começar uma carreira profissional? O que distingue um bom jogador de um craque? Como lidar com os medos, as pressões e o sucesso? Esses e inúmeros outros pontos são muito bem expostos pelo jogador Raí em "Para Ser Jogador de Futebol", escrito em parceria com Milly Lacombe e Soninha Francine, reconhecidas experts e declaradas amantes do futebol.

A vitoriosa vida do craque serve como oportuna referência para um mergulho aprofundado no assunto, reunindo seus indispensáveis ensinamentos, preciosas dicas de Soninha e sensatas análises de Milly. A obra trata com profundidade e objetividade questões fundamentais para aqueles que têm interesse na profissão: como escolher a melhor posição, a importância de continuar os estudos, o que os pais devem saber para melhor orientar seus filhos, como se comportar frente às portas de entrada no mercado, entre outras.

*

"Nascido Para Vencer!"
Autor: Marcelo Prado e Luís Augusto Símon
Editora: Editora Leitura
Páginas: 248
Quanto: R$ 29,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"Maioridade Penal"
Autor: Rogério Ceni e André Plihal
Editora: Panda Books
Páginas: 204
Quanto: R$ 36,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"Dias"
Autor: Fábio Matos
Editora: Pontes Editores
Páginas: 186
Quanto: R$ 28,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"O Diamante Eterno"
Autor: André Ribeiro
Editora: Gryphus
Páginas: 302
Quanto: R$ 34,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"Tricolor Celeste"
Autor: Luís Augusto Simon
Editora: Publisher Brasil
Páginas: 112
Quanto: R$ 25,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"Os 11 Maiores Técnicos do Brasil"
Autor: Maurício Noriega
Editora: Contexto
Páginas: 256
Quanto: R$ 35,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"O Brasil na Taça Libertadores e no Mundial Interclubes"
Autor: Antonio Carlos Napoleão
Editora: Mauad
Páginas: 112
Quanto: R$ 28,30
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"Meu Pequeno São-Paulino"
Autor: Nando Reis
Editora: Belas-Letras
Páginas: 24
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"O Dia em que Me Tornei São-Paulino"
Autor: Selton Mello
Editora: Panda Books
Páginas: 108
Quanto: R$ 21,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

"Para Ser Jogador de Futebol"
Autor: Raí, Milly Lacombe e Soninha Francine
Editora: Jaboticaba
Páginas: 128
Quanto: R$ 29,70
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página