Livraria da Folha

 
14/11/2009 - 16h20

Nando Reis conta em livro como se tornou são-paulino fanático

da Livraria da Folha

Divulgação
Nando Reis fala da infância e do São Paulo
Nando Reis fala da infância e do São Paulo

Com boas chances de vencer mais um Campeonato Brasileiro, o São Paulo precisa mais do nunca do apoio de sua torcida. Nando Reis é um que, independente de onde estiver, vibrará junto com o tricolor.

Torcedor fanático, o músico é o autor do volume sobre o São Paulo da coleção Meu Time do Coração. Desde quando veio ao mundo, o artista já se considera tricolor. Afinal, nasceu com as três cores do clube: pele muito branca, olhos pretos e cabelos vermelhos - quer dizer, geneticamente são-paulino.

Soninha assina a história do Palmeiras
Quem escreve sobre o Grêmio é Humberto Gessinger
Gabriel o Pensador escreve sobre o Flamengo
Evandro Mesquita narra a trajetória do Fluminense

As idas ao Morumbi também começaram cedo e na infância ele aprendeu que no templo sagrado do time já jorrou sangue, muito suor foi derramado, escorreram lágrimas de tristeza e raiva, mas também, e principalmente, de glória e alegria.

Neste livro, Nando Reis faz uma viagem pela sua própria infância e pelos grandes ídolos e títulos do São Paulo Futebol Clube. A obra é ilustrada por pinturas em óleo sobre tela do artista plástico Rodrigo Andrade.

Confira um pequeno trecho de Meu Pequeno São-Paulino cedido pela editora Belas-Letras.

*

Minha primeira camisa tricolor estampava o número 2 do lateral-direito Pablo Forlan, um uruguaio cabeludo. Me lembro de ouvir os jogos pelo rádio, sentado na sala de casa.

Era o início dos anos 70, e o São Paulo renascia após a inauguração do Morumbi.

Fomos bicampeões.

Quando minha família se mudou para o Butantã, nossa casa ficava próxima ao estádio que comecei a frequentar regularmente. Ir ao estádio do Morumbi é uma das coisas que mais amo neste mundo.

Vestir a camisa tricolor, entrar no carro empunhando uma bandeira, ligar o rádio para ouvir os comentários e a escalação, tudo faz parte de um ritual.

Do alto das arquibancadas vivi inúmeros momentos de plenitude e intensidade. Assistir a uma partida do São Paulo dentro do nosso campo é uma experiência inigualável.

O Morumbi é templo e santuário, palco de espetáculos onde já jorrou sangue, muito suor foi derramado, escorreram lágrimas de tristeza, de raiva, mas, principalmente, de glória e alegria.

*

Meu Pequeno São-Paulino
Autor: Nando Reis
Editora: Belas-Letras
Páginas: 24
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página