Livraria da Folha

 
10/11/2009 - 16h44

Ruy Castro sugere 10 livros indispensáveis sobre bossa nova

FABIANA SERAGUSA
colaboração para a Livraria da Folha

Luciano Piva/Divulgação
Jornalista Ruy Castro (foto) indica os 10 livros que considera fundamentais sobre bossa nova
Jornalista Ruy Castro (foto) indica os 10 livros que considera fundamentais sobre bossa nova

Conhecido por ser o autor das biografias de Carmen Miranda, Nelson Rodrigues e Garrincha, o jornalista Ruy Castro também escreveu obras que mostram histórias deliciosas sobre a bossa nova e seus representantes.

Cheias de detalhes cômicos e trágicos, as narrativas falam sobre episódios protagonizados por nomes como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Nara Leão, Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Maysa, Johnny Alf e Sylvinha Telles.

O envolvimento do jornalista com a bossa nova é tão grande que ele divide suas experiências durante o curso Chega de Saudade: a História da Bossa Nova, que realiza em São Paulo na próxima semana, de 16 a 18 de novembro (segunda a quarta-feira), no centro cultural B_arco (região oeste).

Para quem deseja se aprofundar mais no assunto, a Livraria da Folha pediu para que Ruy Castro indicasse dez dos mais importantes livros sobre bossa nova. "Outros poderiam ser citados, mas a lista é apenas de dez", diz o escritor, que inclui nas sugestões três de suas obras. Ele também faz questão de indicar os os 20 CD-livros da coleção "50 anos de Bossa Nova", lançada em 2008 pela Folha e editada pelo próprio jornalista.

Veja a lista dos dez livros indispensáveis sobre bossa nova (organizados por ordem de publicação), e, logo abaixo, a descrição de cada uma das obras:

*

Fotomontagem Folha Online

"Songbook Bossa Nova" (5 Volumes)- Cada um destes livros inclui 62 músicas, acompanhadas por melodia, letra e harmonia (acordes cifrados) para violão, guitarra, piano, órgão e outros instrumentos. Todos os acordes cifrados estão representados graficamente para violão e guitarra.

"Tons sobre Tom" - Este livro mostra a vida e a obra de Tom Jobim. Uma entrevista de 12 horas gravadas com o grande compositor e poeta brasileiro é a espinha dorsal da obra, que se complementa com entrevistas e depoimentos de Chico Buarque, Caetano, Edu Lobo e vários outros colaboradores, amigos e familiares de Tom. O volume também vem ilustrado com amplo e rico material fotográfico.

"Antonio Carlos Jobim: um Homem Iluminado" - A irmã do inesquecível Tom Jobim, um dos maiores compositores e maestros de todos os tempos, reúne suas memórias e depoimentos de amigos e familiares para contar um pouco da história do artista. O prefácio da obra é inovador, com um CD que reproduz os encontros, ensaios e criações de Jobim e seu grande amigo, Chico Buarque de Holanda. O livro tem ainda uma emocionante e imperdível discografia e uma musicografia completas, feitas por Paulo Jobim, filho do músico.

"Antonio Carlos Jobim: uma Biografia" - Tom Jobim foi muito mais do que um dos maiores nomes da música popular de todos os tempos. Ao extraordinário compositor, músico e orquestrador, reconhecido mundialmente, somava-se uma personalidade tão fascinante e multifacetada como sua obra. De sua atilada inteligência saíram observações definitivas sobre o Brasil e seus costumes. Assim como suas criações levaram a canção brasileira a experimentar inédita projeção internacional, angariando respeito e admiração de alguns nomes fundamentais da música. Nesta biografia completa de Antonio Carlos Jobim, seu amigo e jornalista Sérgio Cabral nos aproxima amorosamente do universo de nosso "maestro soberano".

"Bim Bom: a Contradição Sem Conflitos de João Gilberto" - Estudo analítico e divertido do processo de criação das músicas do cantor e compositor baiano feito pelo pesquisador Walter Garcia da Silveira Junior. Prefaciado por Caetano Veloso, o livro contém ainda, em anexo, o material rítmico analisado --pautas das principais letras onde aparece a batida "bim-bom"-- para facilitar a leitura. "Bim Bom" é o que os estudiosos da música estão esperando há anos! Pesquisadores e compositores da bossa nova explicam que foi com essa batida diferente do violão que João Gilberto passou a ter grande influência em nossa canção, a partir dos anos 1950. Caetano Veloso afirma que a música "Chega de Saudade" foi a criação-manifesto e a obra mestra do movimento "a nave-mãe".

"Folha Explica: João Gilberto" - O livro apresenta a vida e a obra de João Gilberto, mostrando como ele, com seu jeito diferente de harmonizar o samba e seu jeito de cantar, inventou uma nova cultura musical, da qual, até hoje, é o maior representante.

"Eis Aqui os Bossa Nova" - O livro traz a biografia oral do movimento bossa nova, tecida pelo crítico e historiador Zuza Homem de Mello. Testemunha ocular e auditiva de todos os passos decisivos que nossa música popular deu nas últimas seis décadas, Zuza escreveu a primeira versão de "Eis Aqui os Bossa-Nova" em 1976. A obra logo se transformaria numa raridade bibliográfica. Estava tudo lá: da gênese do movimento à entrada em cena de Caetano Veloso & cia. Passados 32 anos, Zuza Homem de Mello remontou todos os depoimentos recolhidos entre 1967 e 1971, acrescentou detalhes esclarecedores e enriqueceu a obra com novas reminiscências. O livro traz depoimentos de 27 grandes nomes da música popular brasileira. Entre eles, estão: Tom Jobim, Caetano Veloso, Carlos Lyra, Chico Buarque, Elis Regina, Gilberto Gil, Nara Leão, Johnny Alf, Roberto Menescal e Vinicius de Moraes.

"Chega de Saudade: A História e as Histórias da Bossa Nova" - Boate por boate, tiete por tiete, história por história, o biógrafo e jornalista Ruy Castro conta a irresistível história da bossa nova e reconstitui a vida boêmia carioca da época no livro "Chega de Saudade". Para compor este fascinante mosaico envolvendo música e comportamento, Ruy Castro ouviu dezenas de seus participantes: compositores, cantores, instrumentistas --além dos amigos e inimigos deles. O resultado é uma narrativa que se lê como um romance, cheia de paixões e traições, amores e desamores, lances cômicos e trágicos protagonizados por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Nara Leão, Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Maysa, Johnny Alf, Sylvinha Telles, Elis Regina e pela legião de jovens que eles seduziram com seu charme e suas canções.

"A Onda que se Ergueu no Mar: Novos Mergulhos na Bossa Nova" - Autor de "Chega de Saudade" (1990), o jornalista e escritor Ruy Castro mergulha de novo na Bossa Nova com o livro "A Onda que se Ergueu no Mar" (Companhia das Letras, 2001). O leitor vai deliciar-se com o texto inteligente e bem-humorado de Ruy Castro e as ótimas histórias do livro: as andanças de Tom Jobim pelo mundo; o verão de Brigitte Bardot em Búzios; a trágica história de Orlando Silva; um dia com Nara Leão em Copacabana; João Gilberto de pijama; as vidas paralelas de Dick Farney e Lucio Alves; o samba e o swing no Beco das Garrafas; e muitas outras histórias sobre os homens e mulheres que cantaram e tocaram o ritmo que conquistou o Brasil e o mundo.

"Rio Bossa Nova: um Roteiro Lírico-musical" - Neste livro, o autor Ruy Castro apresenta um roteiro turístico, no Rio de Janeiro, pelos lugares que fizeram a história da bossa nova. Alguns prédios já não existem, mas estão repletos de grandes histórias, pois são lugares onde viveram ou trabalharam Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Nara Leão. O roteiro segue uma sequência geográfica, que inclui também lugares onde ainda se ouvem os sucessos da Bossa Nova. O aspecto visual é um capítulo à parte, onde são mostradas capas de discos, revistas, objetos e imagens do passado, contrapondo-se às fotos atuais do Rio de Janeiro, feitas por Leandro Pagliaro.

 
Voltar ao topo da página