Livraria da Folha

 
03/12/2009 - 10h24

Bettina Orrico ensina a preparar jantar para Chico Buarque e Dom Paulo Evaristo

FABIANA SERAGUSA
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Conheça as receitas que Bettina criou para várias personalidades
Conheça as receitas que Bettina criou para várias personalidades

Qual cardápio você escolheria se pudesse oferecer um jantar para as pessoas mais queridas de sua vida? A consultora culinária Bettina Orrico decidiu criar uma série de receitas doces e salgadas para "recepcionar", de forma imaginária, amigos e artistas que fizeram parte de sua trajetória pessoal e profissional.

Dom Paulo Evaristo Arns, Oscar Niemeyer, Beatriz Segall, Tomie Ohtake, Sérgio Viotti, Raul Cortez, João Ubaldo Ribeiro, Dorival Caymmi, Chico Buarque e Zeca Baleiro são algumas das personalidades que ganharam espaço nesta homenagem gastronômica, que apresenta uma crônica sobre os 20 nomes selecionados e receitas que, de acordo com a autora, têm a ver com o paladar de cada um.

Algumas das pessoas citadas no livro são conhecidas da autora e já chegaram até a dividir a mesa com ela. Mas e em relação àquelas que nunca conheceu? Será que é possível acertar as preferências gastronômicas de alguém somente pela aparência e modo de se comportar? "Pela aparência física, eu imagino o que a pessoa gostará, se é de um cardápio mais pesado ou leve", revela a consultora Bettina Orrico, em entrevista à Livraria da Folha.

Divulgação
Bettina Orrico (foto) conta que recebeu flores e um bilhete lindo de Zeca Baleiro por seu livro
Bettina Orrico (foto) conta que recebeu flores e um bilhete lindo de Zeca Baleiro por seu livro

Ela também conta que a atriz Beatriz Segall esteve no lançamento de seu livro e que Zeca Baleiro lhe enviou flores e um bilhete lindo após a publicação. Mas será que Bettina ficaria receosa em "oferecer" efetivamente estes pratos aos personagens do livro? "Para ser franca, eu sempre fico preocupada em escolher as receitas, seja pra quem for que apareça em casa para jantar. Então imagine, se com os amigos eu já fico assim, quanto mais se aparecesse alguém importante."

De maneira harmônica, cada "jantar" reúne entradas, pratos principais e sobremesas, num total de cem receitas --que podem ser recombinadas segundo o gosto do leitor. A lista inclui salada de lagostim e abacaxi (Niemeyer), bolinho de arroz (Dom Paulo Evaristo Arns) e bom-bocado (Chico Buarque).

Sobre a ideia de escrever o livro, Bettina diz que encontrou um caderno e umas anotações datadas de 1991, que continham informações de como ela gostaria que fosse esta criação literária --o título encontrado nos rascunhos continuou o mesmo--, e de um ano pra cá começou a definir os cardápios. "O livro saiu como um sonho que entra na realidade."

"Os Jantares que Não Dei"
Autor: Bettina Orrico
Editora: BEI
Páginas: 172
Quanto: R$ 46,99
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página