Livraria da Folha

 
04/12/2009 - 14h23

Conheça atrações das cidades que vão sediar a Copa do Mundo da África do Sul

da Livraria da Folha

Themba Hadebe/AP
Estádio em Bloemfontein, na África do Sul, que servirá de palco para os jogos da Copa
Estádio em Bloemfontein, na África do Sul, que servirá de palco para os jogos da Copa 2010

O sorteio que define quais serão os grupos que vão disputar a Copa do Mundo 2010 acontece hoje, na Cidade do Cabo, África do Sul, a partir das 15h (horário de Brasília). Após a escolha, é dada a largada para as especulações e estudos sobre as chaves formadas e quais adversários o Brasil vai encarar.

Prepare-se para a Copa-2010 com livros sobre o torneio e seus grandes craques

Assim, não faltará quase nenhuma definição para o início da maior espetáculo de futebol do planeta, apenas poucos meses. Quem já está com a passagem garantida para a África do Sul, ou quem quer conhecer, pode se entreter com os outros atrativos que o país vai oferecer nos meses de junho e julho, além do esporte.

A Livraria da Folha reuniu informações sobre o clima durante a realização do Mundial e selecionou o que há de melhor para conhecer por região e em cada cidade que vai sediar os jogos, entre elas: Cidade do Cabo, Port Elizabeth, Durban, Johannesburgo, Pretória e Bloemfontein. Nelspruit, Rustenburg e Polokwane completam a lista.

Veja a seguir trechos retirados do Guia Visual África do Sul

*

África do Sul

A África do Sul -a "Nação do Arco-Íris"- é descrita como um país que contém o mundo inteiro. A variedade de cenários é estupenda: de belas florestas a litorais impactantes e cidades vibrantes. Com 11 línguas oficiais, sua cultura é multifacetada. Caso você queira experimentar excitantes esportes radicais, fazer passeios em vinícolas fabulosas ou achar compras fantásticas, a África do Sul é o lugar certo. Nenhuma viagem, porém, é completa sem uma visita a algum dos parques nacionais para ver os majestosos leões, elefantes e outros animais que estas reservas protegem.

Inverno (junho, julho e agosto)

Na estação seca na maior parte do país, apenas a área com chuvas de inverno, ao longo do litoral de Cabo Sudoeste e Sul, fica viçosa e verde. No interior, os dias são quentes, mas à noite, as geadas são comuns nas regiões mais altas. Neva nas montanhas do Cabo Oeste e Leste e nos planaltos de KwaZulu-Natal e Lesoto. O final do inverno é bom para observar os animais, quando grupos sedentos procuram os poços d'água.

CIDADE DO CABO

Compras no V&A Waterfront
A capital legislativa
Incrível Table Mountain
Praias formidáveis

Junto ao oceano e guardada pela impotente Table Mountain, a Cidade do Cabo é tida como a mais bela da África do Sul. Desde sempre cosmopolita, isto se reflete nas lojas do V&A Waterfront, que impressionam até os visitantes mais exigentes.

Os grandiosos edifícios públicos e excelentes museus, como o Castle of Good Hope, denotam a importância da Cidade do Cabo como capital legislativa do país, assim como as imponentes estátuas e monumentos que pontuam os numerosos parques e jardins. A Cidade do Cabo também tem alguns dos melhores parques nacionais do país. De teleférico chega-se à Table Mountain, onde há estupendas vistas panorâmicas. È bom checar antes a previsão do tempo, pois o pico pode ficar envolto pela neblina. Mais além da costa fica a "Riviera" do Cabo, com praias excelentes frequentadas por turistas e locais. Fique ciente de que o tráfego pode ficar bem congestionado ao longo da costa, embora as praias compensem o esforço.

Mike Hutchings/Reuters
Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, a capital legislativa da África do Sul
O estádio Green Point, na Cidade do Cabo, a capital legislativa da África do Sul

Cidade do Cabo

Localizada numa pequena península no extremo sul da África, a Cidade do Cabo é o ponto turístico mais importante e o quarto maior centro urbano da África do Sul. As influências holandesa, britânica e nativa lhe garantem um ar cosmopolita único. Assentada ao pé de seu marco mais famoso, a Table Mountain (montanha da Mesa), a Cidade do Cabo possui muitos edifícios históricos bem conservados. Alguns, como a antiga Prefeitura, na Greenmarket Square, abrigam museus. Fora do centro há atrações como o Chapman's Peak Drive, ao longo do litoral sinuoso, em que os rochedos caem no mar abaixo, e o passeio aos vinhedos perto de Franschhoek e Stellenbosch.

GARDEN ROUTE PARA GRAHAMSTOWN

Exóticas flores e florestas
Tsitsikamma National Park
Excelentes trilhas
Praias douradas de Port Elizabeth

Nunca houve uma área com nome mais apropriado do que a linda e exótica Garden Route. Aqui há muitas flores cultivadas, mas o melhor são as florestas de árvores africanas no Tsitsikamma National Park, onde há duas das melhores trilhas de caminhada do país. Os visitantes, porém, têm de levar seus próprios suprimentos.

Tempo agradável o ano inteiro e trilhas bem planejadas em matas preservadas também contribuem para tornar esta região excelente para caminhadas. Com 165 km, a Outenique Hiking Trail leva os excursionistas durante sete dias por florestas que cercam Knysna.

O oceano nunca se distancia da Garden Route e há muitos lugares para parar e usufruir o litoral. Port Elizabeth é uma das cidades mais agradáveis do país. As praias douradas são merecidamente populares, mas não deixe de apreciar a bela arquitetura da cidade nem as sensacionais apresentações de golfinhos e focas no Bayworld.

Port Elizabeth

Terceiro maior porto e quinta maior cidade do país, Port Elizabeth volta-se para leste numa curva de 60km, em Algoa Bay. Muitas de suas atrações se concentram ao longo da linha litorânea. A moderna Port Elizabeth estendeu-se para o interior e para o norte, ao longo da costa. É comum as pessoas se referirem a ela como "Friendly City", e suas praias largas são conhecidas dos visitantes. Entre os diversos pontos de interesse desse importante centro turístico há várias construções históricas bem preservadas, de arquitetura esplêndida, em Bayworld Snake Park, Donkin Reserve e Happy Valley.

DURBAN E ZUZULÂNDIA

A agitada Durban
Parques de vida selvagem
Legado zulu

Maior porto e terceira maior cidade do país, Durban é um popular destino em KwaZulu-Natal. A grande população indiana da cidade dá outra dimensão à rica mistura cultural do país e vale a pena visitar a bela mesquita Juma Musjid e o Temple of Understanding. Durban tem alta taxa de criminalidade, portanto, os visitantes devem ficar em áreas turísticas conhecidas.

A região também tem alguns dos melhores parques de vida selvagem do país. No norte há ricas reservas de matas e gramíneas, o hábitat perfeito dos "cinco grandes": leão, leopardo, rinoceronte, búfalo e elefante. O Hluhluwe-Umfolozi Park e a Ítala Game Reserve oferecem excelentes oportunidades para avistar estas criaturas selvagens.

O legado dos guerreiros zulus continua presente e Shakaland é a reconstrução fantástica de uma aldeia típica.

Durban

O Porto de Natal de Vasco da Gama passou a se chamar Durban em homenagem ao governador do Cabo Benjamin D'Urban (depois que o chefe zulu Shaka cedeu as terras aos britânicos, em 1824). Na capital das férias de KwaZulu-Natal, os visitantes adoram os dias ensolarados e o mar tépido, enchendo hotéis e apartamentos de temporada. Atrações como o Water World e o Umgeni River Bird Park ficam ao norte do principal porto sul-africano.

GAUTENG E SUN CITY

Os contrastes de Jo'burg
A vibrante Soweto
Pretória/Tshwane -a capital administrativa
Palace of the Lost City

Dinâmica, Johannesburgo é uma cidade de contrastes, com riqueza e pobreza convivendo lado a lado. Sandton virou um próspero subúrbio com ótimas opções de consumo e diversão, mas Soweto ainda aguarda os efeitos do progresso econômico. Essa parte da cidade pode ser visitada em um passeio guiado, o que vale a pena devido à sua arte e música vibrantes. Evite, porém, ir sozinho.

Capital administrativa, Pretória/Tshwane tem muitos monumentos e edifícios elegantes. Um toque inusitado são os pés de jacarandá-roxo que florescem na primavera.

Uma alternativa a passeios culturais é o cassino Palace of the Lost City, que concentra vários tipos de diversão.

Kim Ludbrook/Efe
Marionetes vestidas com a camiseta da seleção sul-africana em Johannesburgo
Marionetes vestidas com a camiseta da seleção sul-africana, em Johannesburgo

Johannesburgo

A densamente povoada Johannesburgo é o centro financeiro e comercial do país. A cidade tem muitos nomes e a maioria deles, como Egoli e Gauteng, significa "lugar de ouro". De fato, ouro e, é claro, glamour sempre andam juntos por aqui, um lugar que em pouco mais de um século passou de primitivo campo de mineração a metrópole. Ela pulsa com vigor empreendedor, ao mesmo tempo que mantém o espírito de uma cidade de fronteira. Fica a uma altitude de 1.763m acima do nível do mar, mas na mina de ouro Western Deep, o veio fica a incríveis 3.777 abaixo do solo.

Pretória

Os monumentos e grandiosos edifícios oficiais, alguns construídos no século 19, perdem impacto para os parques e jardins de Pretória. A cada primavera, as flores dos jacarandás colorem as ruas de tons lilases. Originalmente trazidos do Rio de Janeiro em 1888, cerca de 70 mil dessas árvores cercam as avenidas da capital administrativa da África do Sul, também um destacado centro acadêmico.

NORTE DE ORANGE

Os diamantes de Kimberley
Bloemfontein - a capital judiciária
O deserto de Kalahari

Outrora um calmo povoado rural, Kimberley foi palco da maior corrida a diamantes do mundo. O famoso Big Hole é uma vasta cratera feito pelo homem que rendeu incalculáveis riquezas, inclusive o diamante Cullinan, o maior do gênero já encontrado.

Bloemfontein é a capital judiciária do país e tem uma atmosfera única. Entre os muitos edifícios grandiosos encontra-se a Velha Presidência e o Tribunal. O fresco e verdejante King's Park é um respiro da arquitetura formal e um local agradável para dar uma parada para almoço.

O deserto de Kalahari foi protegido pela formação do Kgalagadi Transfrontier Park, maior parque nacional da África. No deserto vivem 19 espécies de carnívoros, entre as quais o leão, o chita (guepardo), a hiena-escura e a águia-dourada.

Bloemfontein

Localizada no coração da África do Sul, Bloemfontein, capital do Estado Livre de Orange e sede do Parlamento regional, também é a capital judiciária da África do Sul. Situa-se no encontro de seis importantes estradas que cortam o país. A uma altitude de 1.400m, tem verões moderados e invernos de amenos a frios. A cidade recebeu o nome de uma fonte, a oeste do atual bairro comercial, na qual os antigos viajantes paravam durante os trajetos pelo interior. A história da cidade e várias de suas construções de arenito têm ligações com a luta dos africânderes pela independência. Em 1854, quando o major Henry Warden, representante oficial britânico, foi chamado para o Cabo, os africânderes criaram uma república que tinha Bloemfontein como capital.

*

África do Sul
Autor: Dorling Kindersley
Editora: Publifolha
Páginas: 432
Quanto: R$ 97,00
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página