Livraria da Folha

 
06/12/2009 - 11h51

Conheça a história da Escola de Frankfurt

da Livraria da Folha

Escola de Frankfurt é o nome genérico que normalmente se atribui a um grupo de intelectuais do século 20. A designação tem início com o Istitut für Sozialforschung fundado em 1923 dentro da Universidade de Frankfurt, porém com certa independência desta.

O instituto abrigou intelectuais de origem judaica e acabou conhecida como "o grupo judeu de Frankfurt". Por conta da perseguição nazista, migraram, em sua maioria, para os Estados Unidos durante a ascensão de Hitler.

A característica fundamental desses filósofos são as investigações sócio-psicológicas. Utilizavam o marxismo como ferramenta teórica --porém questionavam e repensavam sua prática-- criticavam o Iluminismo como triunfo da razão, discutiam com as teorias freudianas e transitavam entre a ética e a arte com muita naturalidade.

Os principais nomes da primeira geração de Frankfurt são Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Herbert Marcuse, Erich Fromm e Leo Lowenthal. Da segunda, Jürgen Habermas, Albrecht Wellmer e Otto Apel. Walter Benjamin, considerado membro da escola por afinidade teórica, teve sua tese, "Origem do Drama Barroco Alemão", rejeitada pela Universidade de Frankfurt.

A influência da chamada "teoria crítica", fruto do trabalho destes pensadores, é atual e de grande influência para filósofos e estudantes no mundo todo.

Conheça os livros dos filósofos e sobre a Escola de Frankfurt na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página