Livraria da Folha

 
05/12/2009 - 10h29

Autor de "Honoráveis Bandidos" quer escrever biografia de Anselmo Duarte

SÉRGIO RIPARDO
colaboração para a Livraria da Folha

Depois de se dedicar aos segredos da família Sarney, o jornalista Palmério Dória, autor do best-seller "Honoráveis Bandidos", quer escrever a biografia do ator, roteirista e cineasta Anselmo Duarte, único brasileiro a ganhar a Palma de Ouro em Cannes como diretor.

A ideia veio à mente de Dória antes da morte de Duarte, em novembro deste ano. O jornalista tem uma admiração de longa data pelo homem que escreveu e dirigiu "O Pagador de Promessas", filme premiado no Festival de Cannes em 1962.

Dória diz que ficou surpreso com a morte do cineasta no último dia 7 de novembro, aos 89 anos. Duarte estava internado desde outubro no Hospital das Clínicas, em São Paulo, quando deu entrada com um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. Ele sofria de mal de Alzheimer.

Por enquanto, o autor de "Honoráveis Bandidos" diz que o projeto de livro sobre Anselmo Duarte está engavetado, mas não descartou que volte a se interessar pela biografia.

Lançado em setembro, "Honoráveis Bandidos" chegou a liderar a lista dos mais vendidos na categoria "não ficção" em novembro. O título bombou após livrarias maranhenses rejeitaram o lançamento da obra com medo da família Sarney, segundo Dória. A sessão de autógrafos foi feita na sede do Sindicato dos Bancários e terminou em pancadaria devido ao tumulto provocado por um grupo de estudantes ligado à família Sarney.

 
Voltar ao topo da página