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31/12/2009 - 22h16

Livros dão dicas para sua carreira em 2010; leia trecho

da Folha Online

Emprego é sempre uma preocupação recorrente. Com as festas de final de ano, é comum que o comércio abra vagas temporárias nesta época. O trabalho --e o dinheiro a mais-- é sempre bem-vindo, mas o que fazer para manter o emprego e começar 2010 com o pé direito?

Alguns livros dão dicas para conseguir, permanecer e evoluir dentro de seu emprego. "Os 12 Fatores para Chegar ao Topo da sua Carreira" foi escrito com base em mais de cinquenta anos de experiência como executivos, donos de empresa e instrutores corporativos, de Kevin Hogan, Dave Lakhani e Mollie Marti. Uma visão interna do sucesso e autoavaliações para que você conheça seus pontos fortes e fracos.

"Como Blindar seu Emprego" mostra como se dar visibilidade no ambiente de trabalho, espantando o fantasma da demissão. O principal intuito é ensinar estratégias de longo prazo para a segurança no emprego e o desenvolvimento da carreira.

Divulgação
Conheça os segredos para uma vida melhor e mais equilibrada
Conheça os segredos para uma vida melhor e mais equilibrada

Para a mulher quer vencer desafios no meio corporativo, "Como Escalar Montanhas de Salto Alto?" apresenta a competição sexual em pleno tablado corporativo, intriga, ciúmes, inveja, assédio, dupla jornada e a necessidade de conciliar vida pessoal e carreira. A obra aponta os obstáculos enfrentados dia após dia na sua corrida em direção ao sucesso profissional.

Usando suas experiências como especialistas nos temas, Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa, dois dos maiores especialistas do Brasil em finanças pessoas e gestão do tempo, apresentam soluções para gastar o dinheiro adquirido no final do ano no livro "Mais Tempo, Mais Dinheiro" .

Os volumes da "Série Sucesso Profissional" apresentam estratégias eficientes para garantir seu lugar ao sol. Se você é chefe, e deve lidar com a desmotivação de seus funcionários, fique atento as dicas do livro "Como Motivar Pessoas"

Abaixo, leia um trecho do livro.

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COMO LIDAR COM PESSOAS DESMOTIVADAS

Mesmo que você concentre esforços em evitar a desmotivação, nem sempre terá êxito. O modo de lidar com pessoas apáticas varia. Conflitos entre membros da equipe exigem abordagem diferente do que quando a desmotivação deriva do estresse.

DESCUBRA AS CAUSAS

Reprodução
Livro fornece dicas práticas para você extrair o melhor de cada pessoa
Fornece dicas práticas para você extrair o melhor de cada pessoa

Antes de tomar qualquer atitude, analise a desmotivação. As causas podem estar no estresse, em problemas emocionais ou doenças. Também existe a possibilidade de haver algo errado no próprio trabalho, ou no modo como o profissional o executa. Converse com a pessoa desmotivada para identificar o problema e busque uma solução específica para o caso. A mera contratação de um assistente pode afastar a desmotivação, por exemplo.

Lembrete: Identifique a causa da desmotivação antes de tomar qualquer atitude.

TRABALHO EM EQUIPE

Quando dois integrantes da equipe parecem estar sempre em conflito, é preciso agir com habilidade para substituir o confronto pela cooperação. Uma possibilidade consiste em deslocá-los para uma equipe maior, insistindo para que colaborem em vez de se ignorar mutuamente.

Outro caminho é fazer com que um se coloque no lugar do outro, de modo que cada parte compreenda a situação alheia. Caso nenhuma dessas tentativas alcance êxito, separe-os definitivamente para evitar que o conflito prejudique o trabalho de toda a equipe.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Para lidar com o trauma ligado à perda do emprego, cada vez mais empresas recorrem à ajuda de profissionais externos, que amparam psicologicamente o demitido. Este pode ser um auxílio muito útil mesmo quando não é o caso de demissões. Nada impede que se convoque tal tipo de profissional, por exemplo, para discutir as causas da desmotivação com a equipe.

Preferencialmente, esse "conselheiro" não deve pertencer à empresa. Quando não há outra possibilidade, é fundamental, pelo menos, que essa pessoa não tenha responsabilidade direta ou indireta sobre o trabalho do funcionário que está em dificuldades. Lembre-se de que colaboradores de mais idade ou mais experientes podem preferir um interlocutor com as mesmas características.

Lembrete: Analise todas as variáveis antes de perder um bom colaborador.

 
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