Livraria da Folha

 
11/01/2010 - 18h26

Médium some e Justiça atrasa decisão sobre livro que culpa vítimas de tragédia

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro espírita diz que vítimas de acidente com Airbus da TAM foram algozes no passado
Livro espírita diz que vítimas de acidente com Airbus da TAM foram algozes no passado

Um endereço errado vai provocar a demora na decisão da Justiça sobre o pedido de reconhimento do livro "O Vôo da Esperança", do médium Woyne Figner Sacchetin, sobre as vítimas da tragédia com o voo 3054 da TAM, no aeroporto de Congonhas (SP), em 2007.

O fórum de São José do Rio Preto (SP) não consegue localizar o médium para que ele se defenda antes de o juiz se manifestar sobre o caso. A solicitação para tirar o título do mercado foi feita pela professora Carmem Caballero, que perdeu a mãe e duas filhas no pior acidente da aviação civil do país (199 mortes).

No livro, o médium sustenta que os passageiros morreram porque foram algozes em uma vida passada, e isso teria sido ditado pelo espírito de Santos Dumont (1873-1932). A professora se sentiu ofendida e também pede uma indenização por danos morais correspondente a mil salários mínimos (R$ 465 mil, em valor atual).

Na última sexta-feira (8), o fórum registrou que descobriu o endereço correto do médium, mas "o mesmo encontra-se viajando". O advogado Marco Aurélio Bdine, que defende a professora Carmem Caballero, disse à Livraria da Folha que o médium terá um prazo de 15 dias para apresentar sua defesa, o que significa que a decisão do juiz só deve sair no final deste mês.

A tragédia ocorreu no dia 17 de julho de 2007, quando um Airbus-A320, vindo de Porto Alegre (RS), saiu da pista de Congonhas, cruzou a av. Washington Luis e bateu no prédio do depósito da TAM, provocando um incêndio e a morte de 199 pessoas.

Os restos mortais da mãe de Carmem foram os últimos a serem identificados. Professora aposentada, ela morava em São José do Rio Preto e tinha viajado ao Sul com as duas netas.

Paulista de Olímpia (434 km da capital), Sacchetin é médico oftalmologista e, entre seus livros espíritas, está "JK, Caminhos do Brasil" (Lachâtre, 2006), apresentado como depoimento do espírito do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976).

Em enquete, leitores da Livraria da Folha estão divididos sobre a decisão correta a ser tomada. Às 18h20, 53% dos votos pediam o recolhimento da obra do mercado.

*

"O Vôo da Esperança"
Autor: Woyne Figner Sacchetin
Editora: Editora Lachatre
Páginas: 192
Quanto: R$ 26
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página