Livraria da Folha

 
23/01/2010 - 20h20

Culto ao vinho resiste ao politicamente correto, diz Manuel da Costa Pinto

da Livraria da Folha

Em uma sociedade cada vez mais policiada pelo politicamente correto e leis como a que proíbe o fumo em locais público, o culto ao vinho é um dos poucos que ainda resiste. Na coluna "Rodapé Literário", publicada na Folha deste sábado, Manuel da Costa Pinto afirma que a apreciação desta bebida constitui o "último bastião contra a barbárie e a breguice sanitárias".

Conheça a nossa livraria especializada em Vinhos

Por causa disso, ele afirma, o livro "A Alma do Vinho", lançado recentemente pela Editora Globo, deveria ser considerado como uma espécie de bíblia para "dipsomaníacos convictos, orgulhosos e, sobretudo, letrados".

A obra é uma antologia de contos e poemas de diversos autores consagrados da literatura mundial que reúne exaltações a este que é um dos narcóticos mais antigos e importantes da história. Do Velho Testamento à poeta brasileira Hilda Hilst, foram compilados textos de autores como Horácio, Gil Vicente, Voltaire, Goethe, Balzac, Edgar Alan Poe, Baudelaire, Tchekhov, Aluísio Azevedo, Eça de Queirós, Machado de Assis, Mário de Andrade, Mario Quintana e muitos outros.

A íntegra da coluna pode ser conferida aqui pelos assinantes da Folha e do UOL.

 
Voltar ao topo da página