Livraria da Folha

 
10/02/2010 - 08h59

Thriller cult da literatura sueca traz panorama do país no pós-guerra

da Livraria da Folha

Neste thriller intrincado que agora ao Brasil, narrador e autor dividem o mesmo nome. Publicado originalmente na Suécia em 1981, o livro ganhou status de "cult", entre o público e crítica.

Divulgação
Thriller de suspense que se tornou cult da Suécia chega ao Brasil
Thriller de suspense que se tornou cult da Suécia chega ao Brasil

"Gentlemen" é um romance claustrofóbico que apresenta um panorama da Suécia do pós-guerra, com os acordes do jazz, as lutas de boxe, a poesia durante o auge da Guerra Fria.

Num apartamento em Estocolmo, se esconde o jovem escritor Klas. Arruinado, cheio de ilusões e assustado, ele decide escrever a história dos inquilinos anteriores, os carismáticos irmãos Morgan, que conheceu um ano antes: Henry Morgan, pugilista, pianista, compositor, bartender, cavalheiro à moda antiga, talento ímpar para transformar a vida numa festa e nenhum para guardar segredos; e Leo Morgan, poeta de renome, bêbado, provocador político.

Henry e Klas vagavam pelos redutos boêmios da cidade, até Leo arrastá-los rumo a um escândalo envolvendo tráfico de armas e gângsteres. Subitamente, os três homens acabam enredados numa perigosa conspiração, parceiros em um segredo repleto de intrigas políticas. A cada passo rumo ao desenrolar desta teia de ardis, o leitor se vê mais preso à trama criada por Östergreen.

Com ritmo intenso e diálogos afiados, "Gentlemen" é considerada a das obras literárias mais importante escrita na Suécia dos últimos trinta anos. E valeu ao autor comparações com grandes nomes da literatura, como John Steinbeck e William Faulkner.

 
Voltar ao topo da página