Livraria da Folha

 
17/02/2010 - 19h22

James Cameron vai escrever romance sobre "Avatar", diz produtor

da Livraria da Folha

Joel Silva/Folha Imagem
No Rio, no Bloco Cordão do Boitatá, fantasiado de povo Navi lembram "Avatar"
Povo Na'vi, criação de "Avatar", inspira fantasias em bloco carioca
Reuters
Diretor canadense James Cameron
Diretor canadense James Cameron

O cineasta James Cameron promete lançar, no final deste ano, um livro sobre os personagens do filme "Avatar", informou Jon Landau, produtor do longa, em entrevista à MTV. A obra será um romance sobre o que aconteceu, no planeta Pandora, antes da trama mostrada no filme, disponível em 3D.

Por enquanto, não se fala em adaptar o livro para o cinema, como é de praxe em Hollywood quando uma boa história cai no gosto popular e se transforma em máquina de fazer dinheiro.

O objetivo do livro, segundo Landau, é aprofundar questões que ficaram em segundo plano no filme, detalhando os perfis dos personagens. No jargão cinematográfico, chama-se de "prequel" (neologismo em inglês a partir de "sequel", ou "continuação") uma sequência em que a história antecede na ordem cronológica a do roteiro já lançado.

Na trilogia "Matrix" (1999 e 2003), dos irmãos Wachowski, recurso semelhante foi adotado, mas o formato escolhido foi outro: uma coleção de nove contos de curta-metragem reunidos em "Animatrix", na qual eram apresentadas as histórias que antecederam o filme.

Mas "Avatar" não influencia só o mundo das letras. No Carnaval carioca, integrantes do bloco Cordão do Boitatá se fantasiaram como o povo Na'vi, lembrando os personagens de Pandora no arrasa-quarteirão do diretor de "Titanic".

 
Voltar ao topo da página