Livraria da Folha

 
19/02/2010 - 21h41

"Esfrega o Esponjão" vira praga na web; veja livros sobre funk

da Livraria da Folha

"Esfrega, esfrega, esfrega, esfrega o esponjão" é o refrão de um "jingle" publicitário exibido durante uma prova da 10ª edição do "Big Brother Brasil", na semana passada. Como tudo que traz o nome do programa da Globo, o mais visto da TV durante o primeiro trimestre do ano, logo a música em ritmo de funk virou praga na web.

Monte sua estante com livros sobre funk

Fãs do reality show ou da cultura trash inseriram o refrão na mensagem de suas contas de MSN e de outros serviços de comunicação instantânea. Em sites de perguntas e respostas, internautas procuram links para baixar o funk. No Youtube, outros leitores atacam a música com avaliações impiedosas ("lixo, lixo, lixo").

Divulgação
Participantes do "BBB10" tiveram que se fantasiar de esponja para disputar a liderança da semana
Participantes do "BBB10" tiveram que se fantasiar de esponja para disputar a liderança da semana

No começo deste século, atrações como o "Big Brother" derrubaram as fronteiras entre o conteúdo dos programas e os reclames publicitários. Ações de merchandising também invadiram o texto de novelas e minisséries. Equipes de teledramaturgos e diretores de TV criam seus roteiros já embutindo os compromissos publicitários na estrutura de suas produções.

O "funk do esponjão", criado por uma marca de produtos de limpeza, foi popularizado às vésperas do Carnaval e, graças à retumbância desta edição do "BBB" na internet, funcionou com toda a força de que se espera do famigerado "marketing viral", ou seja, a publicidade transborda e inunda redes sociais de quem acompanha tudo sobre o programa.

Essa sobrevida do reality show em outros meios, como a internet, ajuda a martelar refrãos como "esfrega o esponjão". A letra repleta de duplo sentido, como é típico do funk, não só gruda no ouvido como chiclete, mas serve até para colocar o erotismo em pauta nas conversas.

Cosette Castro, autora do livro "Por que os Reality Shows Conquistam Audiências?", lembra ainda que a TV aberta continua sendo a maior fonte de informação e lazer para a população, o que fragiliza as formas que o público tem de ver, perceber e analisar os produtos audiovisuais.

"Vale lembrar também que a América Latina e suas novas gerações não possuem uma cultura escrita, baseada em livros, mas sim uma cultura audiovisual", observa a especialista.

Compartilhar refrãos como "esfrega o esponjão" é uma forma de socialização dos fãs do programa, que acompanham os modismos difundidos pelo reality show e, durante meses, respiram as polêmicas encenadas no decorrer da atração. Se você não é vidrado nas notícias do "BBB", agora sabe o que significa aquela frase no MSN do seu amigo virtual.

 
Voltar ao topo da página