Livraria da Folha

 
07/03/2010 - 16h22

Conheça os grandes vencedores da história do Oscar

da Folha Online

Divulgação
Se vencer esta noite, "Avatar" será o primeiro filme de ficção científica a conquistar o cobiçado prêmio de "Melhor Filme"
Se vencer esta noite, "Avatar" será o primeiro filme de ficção científica a conquistar o cobiçado prêmio de "Melhor Filme"

"Avatar" pode fazer história mais uma vez se ganhar o grande prêmio da noite do Oscar. Nunca uma ficção científica venceu e foram indicados apenas duas vezes além desta. A disputa, que promete ser acirrada, é com outros nove filmes. Seu principal concorrente é "Guerra ao Terror".

A história do Oscar é marcada por surpresas e vencedores certos. "Quem Quer Ser um Milionário?", por exemplo, surpreendeu a muitos vencendo em 2009, enquanto "Titanic" era certo de receber tantas estatuetas quanto recebeu.

Conheça a livraria especial dedicada ao Oscar 2010

Atores e atrizes também marcaram a história do cinema e, consequentemente a da premiação, como Meryl Streep. Recordista de indicações, Streep tenta seu décimo sexto Oscar com "Julie e Julia".

A Livraria da Folha selecionou alguns dos grandes vitoriosos das mais de oitenta edições do prêmio. De filmes baseados em livros a famosos com nomes na calçada da fama, veja a baixo a lista de premiados e indicados nas três categorias principais.

"O Curioso Caso de Benjamin Button" (2009) foi baseado em um conto de F. Scott Fitzgerald e, estrelado por Brad Pitt, narra a história do homem que nasceu velho e foi rejuvenescendo conforme o tempo passava concorreu em 13 categorias, mas não superou as 14 de "Titanic" (1998) e as 12 de "Ben-Hur" (1960).

Vencendo em todas as categorias nas quais concorreu, "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" (2004) acumulou 11 prêmios. O capítulo final da saga escrita por J. R. R. Tolkien dirigido e adaptado por Peter Jackson tornou-se recordista ao lado de "Titanic" e "Ben-Hur", como os filmes que mais venceram.

John Ford é o diretor mais premiado. O cineasta americano recebeu 4 Oscars, sendo o primeiro em 1935 por "O Delator", depois por "Depois do Vendaval" (1957), "Vinhas da Ira" (1940) e "Como Era Verde Meu Vale " (1941). "Vinhas da Ira" baseia-se no romance clássico de John Steinbeck, no qual a família Joad, que abandona as terras onde vivia há gerações, no estado de Oklahoma, por causa de uma grande seca.

Todos os atores que mais receberam estatuetas douradas forma premiados duas vezes. São eles: Dustin Hoffman, por "Rain Man" e "Kramer Vs. Kramer"; Fredric March, por "Os Melhores Anos das Nossas Vidas" e "O Médico e o Monstro"; Gary Cooper, por "Matar e Morrer" e "Sargento York"; Jack Nicholson, por "Melhor Impossível" e "Um Estranho no Ninho"; Marlon Brando, por "O Poderoso Chefão" e "Sindicato de Ladrões"; Spencer Tracy, por "Com os Braços Abertos" e "Marujo Intrépido"; e Tom Hanks, por "Forrest Gump - O Contador de Histórias" e "Filadélfia".

Fred Prouser/Reuters
Jack Nicholson é o ator com mais indicações e premiações do Oscar
Jack Nicholson é o ator com mais indicações e premiações do Oscar

Dos homens, Jack Nicholson é o recordista de indicações (12 vezes) e premiações: Um Estranho no Ninho" (1975) e
"Melhor é Impossível" (1997), e uma como melhor ator coadjuvante por "Laços de Ternura" (1983). Grande nome de Hollywood, é sempre lembrado por seus papéis estranhos e perturbados, como o Coringa de "Batman", dirigido por Tim Burton, e Jack Torrance de "O Iluminado".

Katherine Hepburn foi indicada 12 vezes, vencendo em quatro delas e tornando-se a recordista entre as atrizes. Em 1968 protagonizou o único empate técnico da categoria, dividindo o prêmio com Barbara Streisend. Hepburn venceu por "Num Lago Dourado", "Adivinhe Quem Vem para Jantar", "Manhã de Glória" e "O Leão no Inverno". Outras grandes atrizes conquistaram a categoria duas vezes: Bette Davis, por "Jezebel" e "Perigosa"; Elizabeth Taylor, por "Quem Tem Medo de Virgínia Woolf" e "Disque Butterfield-8"; Glenda Jackson, por "Um Toque de Classe" e "Mulheres Apaixonadas"; Ingrid Bergman, por "Anastácia, a Princesa Esquecida" e "À Meia Luz"; Jane Fonda, por "Amargo Regresso" e "Klute, o Passado Condena"; Jodie Foster, por "O Silêncio dos Inocentes" e "Acusados"; e Hilary Swank, por "Meninos Não Choram" e "Menina de Ouro".

Meryl Streep desbancou o recorde de Katherine Hepburn em indicações, mas recebeu os prêmios apenas de melhor atriz coadjuvante por "Kramer Vs. Kramer" (1979) e outro de melhor atriz por "A Escolha de Sofia" (1982). Hepburn ganhou um dos volumes da coleção "Movie Icons" com toda a sua cinebiografia, incluindo imagens de todos os seus longas e bastidores.

 
Voltar ao topo da página