Livraria da Folha

 
08/03/2010 - 12h11

Chega em abril biografia de filho de fundador do Hamas que virou espião israelense

da Livraria da Folha

Divulgação
Capa americana da biografia de filho de fundador do Hamas
Capa americana da biografia de filho de fundador do Hamas

Lançado na semana passada nos Estados Unidos e Europa, "Son of Hamas" ("Filho do Hamas") é a autobiografia do filho de um dos fundadores do Hamas que acabou trabalhando como espião israelense. O livro será lançado pela editora Sextante em abril no mercado nacional.

A obra de Mosab Hassan Yousef, filho de Hassan Yousef, um dos fundadores do movimento fundamentalista que está preso em Israel, se tornou um fenômeno editorial de vendas poucos dias após o seu lançamento. No livro, ele narra como ele passou informações para os israelenses por quase uma década, ajudando a prevenir dezenas de ataques suicidas.

Conheça nossa biblioteca com obras que analisam terrorismo

Yousef, que se converteu ao cristianismo e hoje vive na Califórnia, enviou informações quase diariamente a partir de 1996 ao serviço secreto israelense, o Mossad. O autor chegou a seguir pessoalmente possíveis suicidas pelas ruas de Jerusalém durante a intifada do meio da década de 1990, levando à prisão dos terroristas. "Muitas pessoas devem a vida a ele sem nem sequer saber", disse ao "Times" o contato de Yousef no Mossad, identificado apenas como Capitão Loai.

A obra traz uma rara visão do submundo do terrorismo de alguém que conviveu com essa realidade desde os primeiros anos de idade. Yousef também não poupa críticas no livro aos movimentos radicais da Palestina, afirmando que eles são culpados não apenas pela morte de israelenses, mas dos próprios palestinos.

 
Voltar ao topo da página