Livraria da Folha

 
11/03/2010 - 11h40

Piloto Tony Kanaan se inspira em livros de Bernardinho e Lance Armstrong

FABIANA SERAGUSA
colaboração para a Livraria da Folha

O piloto Tony Kanaan é um dos seis brasileiros "escalados" para disputar a primeira etapa da Fórmula Indy deste ano, agendada para o próximo domingo (14), em um circuito de rua montado na região norte da cidade de São Paulo.

Terry Renna/AP
Piloto Tony Kanaan (foto) se inspira em livros de Bernardinho e Lance Armstrong
Piloto Tony Kanaan (foto) se inspira em livros de Bernardinho e Lance

Campeão em 2004, Kanaan diz que "Transformando Suor em Ouro", do técnico de vôlei Bernardinho, é um livro que lhe serviu muito de inspiração. À Livraria da Folha, o piloto diz que a obra é ótima para planejar as ações para vencer.

A biografia do ciclista Lance Armstrong também está em sua prateleira de preferidos. Kanaan, que pratica ciclismo durante as preparações para as corridas, acha a história do atleta fantástica, porque ele teve que superar um câncer para conseguir voltar a competir e a vencer.

Abaixo, saiba mais sobre os livros sugeridos por Tony Kanaan, que irá disputar a etapa do fim de semana para um público de 38 mil pessoas --de acordo com estimativa da organização do evento.

*

"Transformando Suor em Ouro"

Divulgação
Técnico Bernardinho fala sobre sua vida e o trabalho no vôlei
Técnico Bernardinho fala sobre sua vida e o trabalho árduo no vôlei

Obstinado, persistente, perfeccionista e motivador, Bernardinho se tornou o maior técnico de vôlei da história do Brasil --e um dos grandes treinadores do esporte coletivo em todo o mundo. Este livro mostra a história de Bernardinho contada por ele mesmo, desde os tempos de jogador até a consagração como técnico com o ouro olímpico.

Mais do que relatar uma epopeia esportiva emocionante, o livro apresenta facetas desconhecidas do treinador ao mostrar em detalhes como Bernardinho desenvolveu o método que batizou de Roda da Excelência. O treinador da seleção brasileira masculina de vôlei se revela um grande estudioso, um leitor atento dos mestres, tanto do esporte quanto da administração, como John Wooden, Winston Churchill e James Hunter.

Retira deles o que cada um tem de melhor e, nas quadras, testa esses ensinamentos, incorporando alguns, descartando outros, adaptando muitos.

Divulgação
Ciclista fala sobre sua luta contra o câncer, escândalos e disputas
Ciclista fala sobre sua luta contra o câncer, escândalos e disputas

"A Luta de Lance Armstrong"

Relata toda a trajetória do vitorioso atleta, desde a descoberta de um câncer nos testículos, em 1996, até a sua última vitória na tradicional prova de ciclismo, o Tour de France.

Segundo o próprio ciclista, sua história, por si só, daria um belo melodrama para o cinema. Entre 1996 e 1997, ele passou a sentir fortes dores nos testículos. Depois de ter passado por uma bateria de exames, foi diagnosticado um câncer que já se alastrava pelos pulmões e podia atingir o cérebro.

As previsões de cura eram de 50%, e sua carreira deveria ser encerrada. Decidido, Armstrong começou a lutar. Lutar pela vida. Pesadas sessões de quimioterapia e o acompanhamento de oncologistas fizeram com que ele vencesse a doença. Passada a fase de tratamento, voltou a treinar.

Mesmo sem equipe e com muita determinação, superou todos os obstáculos e, em 1999, ainda magro e visivelmente debilitado, conquistou pela primeira vez o Tour de France.

 
Voltar ao topo da página