Livraria da Folha

 
14/03/2010 - 18h02

Relembre gol de placa de Marcelinho Carioca pelo Corinthians em 1996

da Livraria da Folha

Em ano de comemoração de um século do Corinthians, a Maquinária Editora coloca no mercado "Centenário de Gols".

Divulgação
Autores narram cem gols que marcaram a história do Corinthians
Autores narram cem gols que marcaram a história do Corinthians

Como o título sugere, o livro relembre 100 gols que marcaram a história do clube. Com Ronaldo, Chicão, Dentinho e Jorge Henrique na capa, ídolos da escalação atual do Corinthians, Denis Tassitano e Thiago De Rose narram como se estivessem acontecendo novamente momentos inesquecíveis para os torcedores, como gols de Luizinho Pequeno Polegar, Basílio, Sócrates, Casagrande, Tupãzinho, Neto, Edílson, Tevez e Ronaldo, entre muitos outros ídolos da Fiel.

As jogadas foram escolhidas por corintianos ilustres e apreciadores do futebol, e alguns dos craques que assinam as "pinturas" celebram os momentos resgatados com depoimentos na obra.

No trecho abaixo, os autores falam sobre o antológico gol de placa marcado por Marcelinho Carioca na Vila Belmiro que lhe rendeu até uma homenagem de Pelé, presente na ocasião.

*

Gol: 43
Data: 01/02/1996
Jogador: Marcelinho
Estádio: Vila Belmiro
Adversário: Santos
Campeonato: Paulista
Placar: 2x2
Tempo de Jogo: 21 do segundo tempo

Um Gol de Pelé

Difícil descrever este Gol antológico, chegamos até a considerar não escrever nada, deixar apenas os dados relacionados a data e lugar e passar para frente, pois a cena do Gol certamente não se apagou da memória não só dos corintianos, mas de todos os admiradores do bom futebol, ou melhor, do excelente futebol. Como constatou o poeta
Drummond no milésimo Gol do Rei Pelé: "Difícil não é fazer mil gols como Pelé; difícil é fazer um gol como Pelé." Neste dia, Marcelinho pegou emprestado o palco preferido do Rei, a Vila Belmiro, e, tendo o próprio Edson Arantes do Nascimento como espectador, deu o seu show particular. A jogada começa com ele, sempre presente em momentos históricos. Tupãzinho, o atacante, toca para Marcelinho na meia-lua. Antes de chegar ao camisa 7, a bola dá uma leve levantada para assim começar a magia. Marcelinho domina com o lado de fora do pé já aplicando um chapéu fantástico no zagueiro santista, após a bola fazer um lindo arco no ar, o Pé de Anjo carioca, sem a deixar cair, arremata forte de chapa no canto esquerdo do goleiro Edinho (filho de Pelé), que assistiu à coreografia completa deste espetáculo futebolístico sem esboçar reação. Das tribunas, acompanhando tudo isso, o torcedor mais ilustre do futebol brasileiro, o próprio Edson Arantes do Nascimento. Parafraseando o poeta: "Difícil não é fazer um Gol de Placa como Pelé; difícil é fazer um Gol e ganhar a Placa do próprio Pelé." Autor do primeiro Gol de Placa da história em um jogo do Santos contra o Fluminense, no Maracanã, o Rei não se conteve e condecorou Marcelinho, seu súdito do futebol-arte, com as honrarias da corte, entregando ao Pé de Anjo uma placa dizendo: "Parabéns pelo Gol de Placa feito no jogo Santos 2 x 2 Corinthians na Vila Belmiro em cima do meu filho Edinho. Com admiração, Edson = Pelé."

Foi muita emoção ver os próprios jogadores do Santos me cumprimentando, dentro de campo mesmo, falando "cara que coisa bonita", "parabéns pelo Gol". É muito difícil ver o adversário fazer isso e, depois, receber em um programa de televisão a placa do próprio "Negão", do Rei Pelé, é algo inesquecível.
Marcelinho, autor do Gol de Placa

Votação da FIEL: Rubão Barrichello, Rubens Barrichello, Zé Maria, Zé Gonzalez, Wagninho, Marcelinho, Ivair, Dino Sani, Mirandinha, Marcelo Masili, Guilherme Prado, Marcos Henrique Soave, Fernando Augusto Coelho, Alexandre Castro, Bruno Santos Igarashi, Fernando Santana, Eduardo Campos de Oliveira, Gabriel Liberati, Regina Helena Magon, Leandro Silveira, Fernando Ferrari, Dante De Rose Junior, Marco Aurélio Duque Lourenço, Jean Daniel, Rodrigo Sperandio, Fábio Caran, Sidney Carlos Caran, Marcelo Caran, Vanessa Loreto, Sheyla Angelotti, Jean Daniel, Daniel Danielian Filho, Marcus Vinicius Cotrim, Débora Piologo, Eugenio Huete, Adhemar Magon, Marcos Silva, Christine Neves e Marco Sant'anna.

*

"Centenário de Gols"
Autor: Denis Tassitano e Thiago De Rose
Editora: Maquinária
Páginas: 144
Quanto: R$ 32
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página