Livraria da Folha

 
29/03/2010 - 17h46

Chargista do "BBB", Maurício Ricardo sugere livros de quadrinhos e mangá

da Livraria da Folha

O apresentador Pedro Bial faz questão de pedir palmas e mais palmas ao público do "BBB" toda vez que uma charge de Maurício Ricardo é transmitida durante o programa.

Divulgação
Mauricio Ricardo (foto), chargista do "BBB", sugere livros
Mauricio Ricardo (foto) sugere livros de quadrinhos e mangá

O chargista, cartunista e músico mineiro (ele é vocalista e baixista da banda Os Seminovos) também mantém o site charges.com, onde publica suas divertidas produções --ele faz roteiro, desenhos e vozes.

A pedido da Livraria da Folha, Maurício Ricardo escolheu o melhor livro de 2009: "Umbigo Sem Fundo". "O jovem quadrinista dos EUA faz um retrato cáustico mais sensível da vida em família", comenta. E também indicou a coleção escrita pelo japonês Osamu Tezuka, "o pai do mangá". Saiba mais sobre os títulos:

*

"Umbigo Sem Fundo"

Divulgação
Maurício Ricardo escolheu este livro como sendo o melhor de 2009
Maurício Ricardo escolheu este livro como sendo o melhor de 2009

Casados há quarenta anos, Maggie e David Loony decidem se separar. Vivendo isolados numa casa de praia, afastados dos filhos, os dois anunciam à família que não se amam mais. A notícia inesperada é motivo para os filhos se reunam depois de muito tempo, e pela última vez. Dennis, o mais velho, inicia uma procura alucinada por pistas que o ajudem a entender os motivos da separação. Passa os dias revirando baús empoeirados, arrastando-se por túneis escondidos pela casa e decifrando cartas antigas trocadas pelos pais. Na tentativa de encontrar respostas para suas angústias, ele se vê obrigado a refletir sobre seu próprio casamento.

Escrito quando Dash Shaw tinha 23 anos, Umbigo sem fundo narra com maturidade surpreendente --e uma boa dose de humor-- os conflitos individuais e familiares dos Loony, que vêm à tona com o divórcio. Sem complacência, o autor investiga os movimentos mais sutis e os aspectos mais recônditos que tornam único o sofrimento de seus personagens. Com maestria, Shaw utiliza recursos como espaços em branco, variação no tamanho dos quadrinhos e cortes rápidos em cenas simultâneas que dão à narrativa um ritmo que é a um só tempo dinâmico e suave, em que a delicadeza do traço revela cargas máximas de tensão.

*

Divulgação
Coleção "Buda" é uma das preferidas de Maurício Ricardo
Coleção "Buda" é uma das preferidas de Maurício Ricardo

Coleção "Buda"

A série "Buda", que possui 14 volumes, recebeu o Prêmio Will Eisner em 2003, um dos mais importantes prêmios dos quadrinhos.

O mangá narra, em leitura oriental (da direita para a esquerda), a história de Siddharta Gautama, príncipe dos Sakyas, que nasceu por volta de 560 a.C. na região entre a Índia e o Nepal.

O príncipe abandonou seu poder e suas posses para tentar entender por que as pessoas sofrem. Perambulou durante anos nas florestas de Bodhi-Gaya até encontrar suas respostas, tornando-se o Buda (desperto, iluminado).

Elaborou e ensinou cerca de 84 mil métodos de treinamento da mente, que depois ficaram conhecidos como budismo.

 
Voltar ao topo da página