Livraria da Folha

 
04/04/2010 - 16h54

"O Livro do Brigadeiro" é o mais vendido em culinária pela Livraria da Folha

da Folha Online

Lançado há poucos dias, "O Livro do Brigadeiro" (Panda Books) já alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos pela Livraria da Folha em março, na categoria Culinária e Gastronomia. Escrito pela doceira Juliana Motter, conta a história do doce genuinamente brasileiro e ensina receitas inéditas do ateliê Maria Brigadeiro.

Abaixo, saiba mais sobre os cinco livros mais vendidos.

*

Divulgação
Doceira Juliana Motter dá dicas para fazer ótimos brigadeiros e ensina receitas diversas
Doceira Juliana Motter dá dicas para fazer ótimos brigadeiros e ensina receitas diversas

"O Livro do Brigadeiro"
Brigadeiro é um doce genuinamente brasileiro. Surgiu na década de 1940, na campanha eleitoral do Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da República. Sem nome na época, o doce de chocolate era coberto por uma fina camada de açúcar e acabou sendo batizado com o nome da condecoração do candidato. Recheado de histórias, curiosidades e lembranças da infância, "O Livro do Brigadeiro" traz também receitas inéditas do ateliê Maria Brigadeiro, como o crepe de brigadeiro e o bolinho de chuva com calda de brigadeiro, dicas de como preparar o tradicional doce, a importância dos ingredientes e dos utensílios usados no preparo, a harmonização com vinhos e até a montagem da mesa para festas. Ricamente ilustrado, este livro de estreia da doceira Juliana Motter, além de ser o único que fala sobre o tema, mostra que o popular docinho guarda muito mais segredos do que se imagina.

*

"Facas e Cortes"

"Facas e Cortes" explica passo a passo a arte de cortar, trinchar, picar, filetar e fatiar alimentos, ensinando a realçar o sabor das receitas. Com essas técnicas, os curiosos e apaixonados por gastronomia aprenderão o jeito certo de cortar e levarão menos tempo para preparar as refeições, além de melhorar a apresentação dos pratos. Os renomados chefs Charlie Trotter, Lyn Hall, Marcus Wareing e Shaun Hill, estes dois últimos agraciados com estrelas do Guia Michelin, oferecem orientações detalhadas para escolher as melhores facas e a maneira de utilizá-las em carnes, peixes, legumes e frutas.

*

"Legumes e Verduras"
Com este volume da série Culinária Passo a Passo você aprende a usar legumes e verduras em todo tipo de receita: tortas salgadas, sopas e pratos principais. O livro é inteiramente ilustrado com fotos que mostram ingredientes, materiais e cada passo da preparação.

*

"Sushi"

Escrito pelos chefs Kimiko Barber e Hiroki Takemura, o livro mostra de maneira clara e com muitas ilustrações todas as etapas do processo de preparação do sushi desde a compra dos utensílios adequados, a escolha dos ingredientes, até o manuseio dos acessórios. Também reúne receitas e indicação de bebidas que mais combinam com cada tipo de sushi. A obra também auxilia na escolha dos peixes adequados para sushis e sashimis e a reconhecer, com fotos, se estão frescos e como deve ser seu cheiro, aparência e textura. Ensina quais cortes são os mais indicados, como se deve cortar filés, fatiá-los e prepará-los da maneira correta. É possível encontrar ainda a etiqueta de degustação do sushi e um guia com os melhores restaurantes, sushi-bares e lojas especializadas no Brasil.

*

"Bacalhau"

A chef de cozinha e proprietária do restaurante Lá da Venda Heloisa Bacellar apresenta 22 apetitosas receitas com bacalhau, todas fotografadas por Romulo Fialdini. Ela resgata a milenar história do peixe, originário das águas geladas dos mares que circulam o Pólo Norte. Explica as características de cada espécie e as melhores maneiras de aproveitá-las, o Cod Gadus Morhua (Gadus morhua), o verdadeiro bacalhau da Noruega e seus três "primos", Ling, Zarbo e Saithe.
A autora ensina ainda técnicas para dessalgar, cozinhar, desfiar ou separar o bacalhau em lascas. A obra tem patrocínio do Conselho Norueguês da Pesca (CNP), órgão que se estabeleceu no Brasil em 1955, visando popularizar o bacalhau no país.

 
Voltar ao topo da página