Livraria da Folha

 
09/04/2010 - 16h22

Aldo Rebelo narra bastidores do jogo Palmeiras e Corinthians que ajudou o PCB

da Livraria da Folha

O jornalista e deputado federal Aldo Rebelo --já no quinto mandato pelo PC do B (Partido Comunista do Brasil)-- é conhecido por ser um torcedor apaixonado pelo Palmeiras. E foi visitando a sala de troféus de seu time que certa vez se deparou com uma taça com a instigante inscrição: "Homenagem do Movimento Unificador dos Trabalhadores - MUT". A partir de então, começou uma pesquisa sobre o derby paulista realizado há mais de 60 anos que visava arrecadar fundos para o Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Divulgação
Autor fala do clássico que arrecadou fundos para o PCB
Autor fala do clássico que arrecadou fundos para o PC do B

O resultado dessa imersão na história dos clubes e da política brasileira está no livro "Palmeiras x Corinthians 1945: O Jogo Vermelho", em que o deputado relata o conturbado cenário político do ano em questão e aborda os reflexos da situação no esporte. O lançamento oficial da obra acontece nesta sexta (09), às 19h30, no Museu do Futebol (pça. Charles Miller, s/nº, Estádio do Pacaembu).

O enfoque principal do livro reside nos lances estratégicos que aconteciam fora de campo, nos bastidores políticos do amistoso. O jogo de 13 de outubro de 1945 foi beneficente ao MUT. Organizado próximo as eleições gerais de dezembro, a ideia era arrecadar fundos para ajudar na campanha do PCB.

A magia do futebol, no entanto, não fica de fora. O autor evoca as emoções do esporte, destaca as jogadas plásticas dos atletas da época e dedica capítulos inteiros para descrever como se deu a preparação técnica dos times, a cobertura pela imprensa e um panorama do clássico que teve vitória alviverde, por 3 a 1.

*

"Palmeiras x Corinthians 1945: O Jogo Vermelho"
Autor: Aldo Rebelo
Editora: Unesp
Páginas: 120
Quanto: R$ 34,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página