Livraria da Folha

 
22/04/2010 - 16h52

Especialista indica itens de segurança para conhecer um vulcão

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Muitas pessoas gostariam de observar de perto um vulcão ativo, mas imaginam que isso é apenas um sonho. Para quem tem esse espírito frustrado de aventura, Rosaly Lopes, brasileira especialista em vulcanismo planetário da Nasa (agência espacial norte-americana), escreveu "Turismo de Aventura em Vulcões" (Oficina de Textos, 2008).

Divulgação
Saiba como explorar um vulcão em uma viagem de turismo de aventura
Saiba como explorar um vulcão em uma viagem de turismo de aventura

No livro, Rosaly dá dicas para os aventureiros interessados nos fenômenos geológicos, como conselhos sobre a segurança necessária para uma expedição responsável e bem-sucedida a um vulcão.

Além de informações sobre os tipos de vulcões e de erupções, o volume é ilustrado com fotos surpreendentes --a maioria de viagens da própria autora-- e traz elementos práticos para quem deseja visitar, explorar e fotografar os locais.

A edição brasileira contém um capítulo inédito sobre o vulcanismo nas ilhas Galápagos.

Abaixo, leia o trecho do livro no qual a especialista conta quais são os itens indispensáveis de segurança para explorar uma região vulcânica.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

*

ITENS INDISPENSÁVEIS PARA UMA VIAGEM A UM VULCÃO

A maioria das pessoas que lêem este livro são, provavelmente, viajantes esporádicos; portanto, vou limitar minhas recomendações a itens essenciais ou particularmente indicados quando se visita um vulcão. O tipo e a quantidade de equipamento necessário dependem, obviamente, da natureza da viagem, das condições meteorológicas e de quão longínqua é a região. Há outras dicas mais específicas nos guias de campo, mas uma pequena lista de itens essenciais será útil para a maioria das viagens a vulcões. Como visto no Cap. 4, há, entre os itens essenciais, o equipamento de proteção para a cabeça e as máscaras contra gases, que devem ser usados em vulcões ativos ou em fase de fumarolas (emitindo gases). Capacetes de escalada ou capacetes de segurança (como os usados na construção civil) são fáceis de encontrar. Máscaras contra gases podem ser encomendadas pela Internet para entrega pelo correio e muitas vezes é possível encontrá-las em lojas de ferragens (as máscaras contra gases são muito procuradas nos Estados Unidos desde o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001). Pergunte ao especialista da loja que tipo de máscara há disponível e possa proteger contra emanações vulcânicas e cinzas; lembre-se de que você não precisa de nada muito caro nem sofisticado.

Caminhar sobre lava recém-assentada, mesmo que já tenha esfriado, pode significar um grande risco, pois a superfície é, em geral, escorregadia, com fragmentos pontiagudos que podem provocar sérios ferimentos em caso de queda. Uma boa idéia é usar luvas de couro para proteger a pele, calças compridas e camisas de manga comprida. Botas de trekking são indispensáveis. Um problema menos sério, mas que pode causar muito desconforto, é a fina cinza vulcânica espalhada pelo vento. Recomenda-se sempre o uso de algum tipo de proteção para os olhos, e os portadores de lentes de contato devem considerar a possibilidade de usar óculos quando estiverem visitando vulcões. Aqueles, como eu, que não suportam a idéia de viver sem suas lentes de contato, devem usar óculos de sol (de preferência com protetores laterais) e carregar os preciosos goggles (óculos de proteção) para o período noturno, ou para quando as condições piorarem sensivelmente. Os geólogos raramente via­jam sem seus martelos. No entanto, é preciso insistir que a coleta de amostras é proibida na maioria dos parques onde muitos vulcões estão localizados. Alguns países, como a Islândia, não permitem coleta de amostras em hipótese alguma, a não ser sob licença prévia. Nesses casos, é melhor deixar os martelos em casa.

*

"Turismo de Aventura em Vulcões"
Autor: Rosaly Lopes
Editora: Oficina de Textos
Páginas: 384
Quanto: R$ 158,40
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página