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29/04/2010 - 22h08

Linguista encara correção de redação como um gênero especial de discurso

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Divulgação
Conheça técnicas de correção e revisão para professores e alunos
Conheça técnicas de correção e revisão para professores e alunos

Em "Como Corrigir Redações na Escola" (Editora Contexto, 2010), a doutora em linguística Eliana Donaio Ruiz esclarece os erros mais comuns que são encontrados nos textos dos alunos. A obra pretende mostrar que a correção é um gênero especial de discurso.

O volume indica quatro tipos de correções para os professores. São elas: indicativa, resolutiva, classificatória e textual-interativa. Aborda também o outro lado, o do aluno, que fica com a revisão, ou seja, uma leitura da leitura.

Nas reescritas, Eliana sugere as pós-resoluções, as pós-indicações, as pós-classificações e as pós-"bilhetes" textuais interativos. A linguista não se esquece de pontuar a interação entre a correção e a reescrita (professor e aluno) e detalha essa interação com quatro tipos de correções (monológicas, dialógicas, no corpo, na margem, no "pós-texto"). Nesta parte, comenta os resultados das várias espécies de correção e, a partir deles, avalia de forma crítica os seus resultados.

Ao final, o livro explica também como não corrigir redações na escola.

 
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