Livraria da Folha

 
13/05/2010 - 16h49

Conheça o twitteiro vencedor do concurso sobre slogan da Geração Y

da Livraria da Folha

A redação da Livraria da Folha escolheu o vencedor do concurso realizado no Twitter sobre o slogan da Geração Y: "klausbalzano" vai receber um exemplar do livro "Geração Y", de Sidnei Oliveira, lançamento da editora Integrare.

O concurso teve 15 participantes. Não havia limite para o número de frases. "klausbalzano" participou com três slogans. A equipe da Livraria da Folha ficou dividida e decidiu declarar as três frases do participante como vencedoras. Aguarde o nosso próximo concurso nas redes sociais.

Segundo o livro, a Geração Y é composta por nascidos entre 1980 e 1999. Eis um trecho da obra: "Esses jovens estão chegando agora à vida adulta e ao mercado de trabalho e, portanto, começando a interferir de maneira mais direta nos destinos da sociedade. São extremamente informados, mas também possuem um componente importante de alienação, pois ainda não conseguem ou não sabem lidar com toda essa informação de forma produtiva.

Eles nasceram de famílias estruturadas em um modelo mais flexível, no qual o convívio com os país é bastante diferente do que havia nas gerações anteriores. Ter pais separados deixou de ser uma raridade para se tornar uma possibilidade sempre presente e, como consequência natural, ter irmãos de pais diferentes não é mais um fato absurdo que se conta de um vizinho ou de um amigo na escola. Agora, um jovem pode ter em sua formação influências múltiplas de pais, tios e avós diversos, não mais apenas de sua estrutura original. E, mesmo quando não tem pais separados, esse jovem tem de aprender e lidar com outra situação: a ausência não apenas do pai mas também de mãe em seu dia a dia.

Divulgação
Livro aborda nascimento de uma nova versão de líderes
Livro aborda nascimento de uma nova versão de líderes precoces

Ficar longos períodos longe de casa era uma atitude constante dos homens já nas gerações anteriores. Essa atitude sedimentou-se de tal maneira que ser ausente ganhou contornos de comportamento exemplar, pois a ação era justificada como grande esforço dos pais em proporcionar um padrão de vida digno à sua família. Acrescentam-se a esse cenário as revoluções vividas pelas mulheres, que conquistaram maior autonomia. Estabelecendo relacionamentos conjugais muito mais independentes financeira e emocionalmente, elas passaram a priorizar a realização profissional. Ainda assim, abandonar seu papel na família não era uma opção razoável - nem elas estavam dispostas a se omitir como mães.

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Isso criou uma circunstância ambígua: as mães procuraram compensar sua ausência oferecendo instrumentos educacionais que levassem os filhos a se tornar mais competitivos no futuro e, apesar de ter a figura materna menos presente, nenhuma geração anterior recebeu tantos cuidados, tantos estímulos e tantas informações que pudessem levar os jovens a uma qualificação mais elevada.

Cada pai e mãe passou a se empenhar com muita energia, buscando proporcionar a seu filho a melhor escola, o melhor curso de línguas, a melhor escola de natação ou futebol, e diversas outras atividades dessa natureza.

Aliás, uma novidade nessa geração ocorre justamente com os cursos de línguas, que antes eram quase que exclusivamente de inglês. Hoje vemos uma grande procura por outras línguas, algumas até exóticas, como o mandarim da China. E se isso acontece não é porque o inglês saiu de moda, mas porque de alguma forma os jovens da Geração Y desenvolveram, espontaneamente, uma grande intimidade com a língua inglesa por outros meios, como os videogames (que em sua maioria apresentam comandos nessa língua), os filmes e as músicas que tocam nos aparelhos domésticos e pessoais. A impressão mais forte que temos é de que eles já nascem sabendo falar inglês."

 
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