Home > História > Montreal-1976



  • DESAPARECIMENTO
    O nadador soviético Sergei Nemanstov, 17, favorito em duas provas, deixou a vila olímpica num dia de folga e nunca mais voltou. Não há nenhum indício de seu paradeiro até hoje. Dirigentes soviéticos acusaram o canadense George Magiljanski, descendente de ucranianos e funcionário do comitê organizador, de liderar uma quadrilha que facilitava fugas. Magiljanski acabou demitido.

  • REALEZA
    A princesa Anne, filha da rainha Elizabeth II, participou dos Jogos na equipe de hipismo. Teve o pior desempenho no time, e a Inglaterra ficou apenas em sétimo lugar.

  • PELADO
    Na cerimônia de encerramento, o estudante Michel LeDuc invadiu o gramado do estádio completamente nu e dançou diante da platéia por cerca de dois minutos, antes de ser detido pelos policiais.

  • RECORDES
    Nos 800 m rasos feminino, as quatro primeiras colocadas bateram o recorde mundial. A primeira colocada, a soviética Tatyana Kazankina venceu também os 1.500 m _a única a conseguir dois ouros no atletismo de Montreal.


  • DOPING FEMININO
    A polonesa Danuta Rosani, do arremesso de disco, foi a primeira mulher desclassificada no atletismo por doping. O halterofilismo teve oito competidores fragrados.

  • BOXE
    Os irmãos Michael e Leon Spinks foram campeões no médio e meio-pesado, respectivamente. Posteriormente, os dois seriam campeões mundiais dos pesados como profissionais. Outro destaque foi o norte-americano “Sugar” Ray Leonard, ouro no meio-médio ligeiro. O pugilista conquistou o cinturão profissional em quatro categorias.














  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.
    É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.