O personagem

AFP
Oscar Eduardo CÓRDOBA


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Domingo, 25 de junho de 2000

ACONTECEU NA SEMANA


Rodrigo Bueno
     

 

Libertadores da América

Palmeiras 0x0 Boca Juniors (2x4 nos pênaltis)

A final não foi tão boa quanto toda a competição, que teve quase 3,5 gols por partida. A decisão não merecia terminar em um 0 a 0. Não só pela falta de gols, mas pela decisão por pênaltis. Está ficando muito chato ver tanto campeonato ser decidido dessa forma. O Palmeiras até que foi castigado, pois havia superado o Peñarol e o Corinthians assim neste ano e, no ano passado, bateu o Deportivo Cali nas penalidades. O Boca mostrou mais maturidade, mas talento que o Palmeiras. Dominou o primeiro tempo e deixou o Palmeiras encolhido. No segundo tempo, a partida ficou mais aberta, especialmente porque o time de Luiz Felipe Scolari ousou mais. O Palmeiras teve as chances mais claras de gols, mas o Boca sempre pareceu ser um time mais completo, mais coeso. Com Guillermo Schelotto e Palermo desde o início, o Boca jogou melhor do que em La Bombonera. O técnico Carlos Bianchi corrigiu assim o maior erro que fez na partida de ida. Contou com sua estrela para ser de novo campeão no Morumbi nos pênaltis. A confiança do Boca Juniors era tão grande que até Palermo acertou sua penalidade. O título acabou em boas mãos. Agora, só Independiente e Peñarol tem mais títulos sul-americanos que o mais popular time argentino.

Eurocopa (os jogos da segunda rodada e da terceira rodada)

Suécia 0 x 0 Turquia
Sem dúvida, o pior jogo da Euro-2000. O único que foi sofrível. A Suécia mostrou todas as suas limitações, e a Turquia, que somou seu primeiro ponto na história do torneio, não acreditou que poderia vencer. Houve só um ou dois lances agudos. Foi de doer.


Itália 2 x 0 Bélgica
Os italianos mostraram pela segunda vez que mantêm a defesa consistente, como sempre, e um contra-ataque perigoso, como quase sempre. Já a Bélgica teve falta de sorte e de competência em uns dois ou três lances, que lhe valeram a derrota.


República Tcheca 1 x 2 França
A vitória francesa foi difícil, mas não sofrida. Os tchecos, no seu melhor estilo, aproveitaram o físico e a disposição de seus atletas e ofereceram muito risco aos campeões do mundo. Mas a França está tão confiante hoje em dia que não se assusta com nada.

Dinamarca 0 x 3 Holanda
Depois de um primeiro tempo morno, em que a Holanda mostrou pouca criatividade, o segundo tempo foi muito bom. Os holandeses conseguiram impor seu estilo de jogo e envolveram o adversário. Fizeram três gols, mas poderiam ter ganho de mais.

Inglaterra 1 x 0 Alemanha
A partida reflete bem a má fase das duas tradicionais seleções. A Inglaterra, invariavelmente, recorria ao jogo áereo, coisa que tentou evitar nos últimos anos. A Alemanha não tinha criatividade e, pior, mostrou total desorganização, fato raro. Jogo mediano.

Romênia 0 x 1 Portugal
As duas seleções não fizeram muita coisa na partida, até porque entendiam que o empate seria um bom negócio. Os portugueses, que foram um pouco mais interessados, acabaram ganhando o jogo com um gol no final. Sorte que não foi o último jogo de Hagi.

Noruega 0 x 1 Iugoslávia
Talvez a partida mais dura da Eurocopa. Especialmente a Iugoslávia abusou do físico e da virilidade. Isso contra uma equipe de jogadores de grande porte. A Noruega provou de seu próprio veneno, levando um solitário gol após uma bola parada.

Eslovênia 1 x 2 Espanha
Os eslovenos mais uma vez mostraram um bom futebol, ao estilo iugoslavo, e complicaram para a Espanha. Os espanhóis dominaram o jogo, mas foram ameaçados até o fim. O técnico Camacho, ao menos, achou melhor formação para o seu time.

Turquia 2 x 0 Bélgica
A maior ‘‘zebra’’ da Eurocopa. Por mais que o futebol turco esteja em evolução, foi uma surpresa a derrota dos belgas em casa. A seleção da Bélgica precisava de um empate, mas sucumbiu diante de seus erros defensivos, mostrados desde a estréia.

Itália 2 x 1 Suécia
Mesmo com time misto, os italianos não tiveram dificuldade para bater os suecos. Zoff trocou as peças, mas manteve o esquema de jogo. Melhor ainda: com Del Piero, sua equipe ficou ainda mais letal nos contra-ataques. A Itália é forte candidata ao título.

Inglaterra 2 x 3
Romênia Pela segunda vez, os ingleses levam uma virada e perdem de 3 a 2. Mais uma vez se renderam a um futebol mais técnico, mais criativo. A vitória classificou os romenos, mas, mais que isso, colocou de novo o estilo antiquado do futebol inglês em xeque.

Portugal 3 x 0 Alemanha

Foi uma partida mediana dos reservas de Portugal, mas o suficiente para humilhar os alemães. Depois de deixar a Copa com um 3 a 0 para a Croácia, a Alemanha deixa a Eurocopa de forma ainda mais vergonhosa. Podem não ir à Copa-2002.

Eslovênia 0 x 0 Noruega
Não poderia haver resultado mais legal para a Noruega ser eliminada. Se a Espanha não vencesse a Iugoslávia, a Noruega passaria de fase tendo feito só um gol, acidental. Os eslovenos é que desperdiçaram uma boa chance de vencer bem e avançar.

Iugoslávia 3 x 4 Espanha
O jogo mais emocionante da primeira fase. A reação dos espanhóis nos acréscimos foi histórica. Os iugoslavos mostraram seu poderio ofensivo e seu descontrole emocional. Os espanhóis calaram a boca de seus ferrenhos críticos e se superaram.

Dinamarca 0 x 2 República Tcheca
Partida mais sem interesse do torneio, pois as duas equipes já estavam eliminadas. Apesar disso, os tchecos mostraram superioridade. Os dinamarqueses precisam mesmo reciclar o time, sem os irmãos Laudrup e, agora, sem Schmeichel.

Holanda 3 x 2 França
Os dois times estavam classificados, mas os holandeses queriam vencer a todo custo para continuar jogando em casa. Com um time com vários reservas, a França engrossou, mas não aguentou a pressão holandesa. Os dois são favoritos à final.

E-mail:
rbueno@folhasp.com.br



Leia mais:



Leia as colunas anteriores:

18/06/2000 - A volta dos gols
11/06/2000 - Quanto vale o show?
04/06/2000 - Camisa 10 da seleção
28/05/2000 - Licença para jogar
21/05/2000 - Saem os clubes e entram as seleções
14/05/2000 - "Minhas Desculpas"
07/05/2000 - "Gatos" na Nigéria
30/04/2000 - Presente e Passado
23/04/2000 - Superligas