Reuters
17/09/2002 - 10h57

EUA devem enviar mais material bélico para o golfo Pérsico

da Reuters, em Londres

A Marinha dos Estados Unidos deverá enviar veículos militares e centenas de contêineres cheios de munição da Europa para o golfo Pérsico, enquanto ainda há especulações sobre um ataque norte-americano contra o Iraque, afirmaram hoje fontes da área de navegação.

O pedido da Marinha por um grande navio para transporte de veículos representa o quarto carregamento significativo de armas norte-americanas usando navios comerciais desde agosto, atitude vista por especialistas em indústria bélica como um sinal de que os Estados Unidos estariam acumulando poder de fogo para um possível ataque.

O mais recente pedido do Military Sealift Command, o órgão da Marinha dos EUA que coordena o transporte de equipamentos por mar, foi o maior até agora, com uma capacidade para carregar 3.000 toneladas de material.

O pedido foi feito antes da oferta iraquiana, na noite de ontem, para o retorno incondicional dos inspetores de armas, um movimento considerado por Washington como "tática que irá falhar".

O documento de embarque, visto pela Reuters, especifica que o navio será carregado em três pontos diferentes no norte e no sudoeste da Europa e desembarcará em três portos não especificados do golfo Pérsico no fim de setembro ou começo de outubro.

A lista de carga ainda diz que o navio deverá carregar "veículos, bens em pequenos pacotes e contêineres" e também determina a "segurança e o acondicionamento de contêineres de munição".

O Pentágono disse que carregamentos anteriores se destinavam à realização de exercícios militares com o Kuait, mas analistas militares disseram que os carregamentos, alguns deles vindos dos Estados Unidos, são compatíveis com a preparação de uma operação militar.

Leia mais:
  •  Ações de Saddam valem mais que suas palavras, diz Otan

  •  Iraque espera que embargo seja levantado "o mais breve possível"

  •  Inspetores da ONU se dizem prontos para voltar ao Iraque

  •  Não se pode confiar no Iraque, diz ex-chefe de inspetores da ONU

  •  Saddam enviará mensagem à Assembléia Geral da ONU

  •  Iraque aceita retorno dos inspetores de armas da ONU

  •  Reino Unido recebe com cautela carta do Iraque à ONU

  •  Casa Branca diz que carta iraquiana é "tática que fracassará"


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca