Reuters
24/09/2002 - 11h50

EUA dizem que Blair reforça caso contra Saddam

da Reuters, em Washington

O dossiê sobre o Iraque publicado pelo primeiro-ministro britânico Tony Blair foi "assustador" e levantou sérias dúvidas sobre se o presidente iraquiano, Saddam Hussein, tem qualquer interesse na paz, disse hoje a Casa Branca.

O porta-voz Ari Fleischer considerou o discurso de Blair para o parlamento britânico "muito incisivo" e disse que demonstrava liderança.

O documento fornecido, segundo Fleischer, foi "assustador em termos das intenções do Iraque e sua capacidade de adquirir armas".

Segundo o dossiê, Saddam poderia ativar uma arma de destruição em massa em apenas 45 minutos e estaria buscando construir capacidade nuclear. Blair, o aliado mais leal a Washington com relação ao Iraque, pediu que a comunidade internacional se una para assegurar-se de que o Iraque esteja desarmado.

"Isso reforça as dúvidas bastante consideráveis que as pessoas do mundo inteiro têm sobre se Saddam Hussein tem qualquer interesse pela paz", disse Fleischer.

Também hoje o secretário de Estado norte-americano pediu à ONU que aprove uma resolução exigindo o desarmamento iraquiano. O presidente George W. Bush já disse que, se as Nações Unidas não tomarem nenhuma providência, seu país o fará por conta própria, "com alguns de seus amigos".

Blair não mencionou a disposição de derrubar o regime de Saddam, mas o porta-voz da Casa Branca disse que não há diferenças de opinião entre ele e Bush a esse respeito.

Fleischer disse que o dossiê foi preparado pelo serviço secreto britânico com a ajuda de outras agências de todo o mundo. Mas isso, segundo ele, não significa que o relatório seja um catálogo completo de tudo o que se sabe sobre os programas de armas de destruição em massa do Iraque.


  Veja galeria de fotos do dossiê britânico

Leia mais:
  •  Dossiê britânico diz que Iraque pode fabricar bomba atômica em um ano

  •  Aumenta pressão para resolução da ONU sobre Iraque

  •  Saddam fortifica Bagdá e assume comando de tropa, diz oposição

  •  Iraque diz que Marinha dos EUA está poluindo as águas do país

  •  Blair diz que não há dúvida de que Iraque constrói armas
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca