Reuters
14/10/2002 - 16h27

EUA temem ataques na Indonésia; atentado de Bali matou cerca de 180

da Reuters, em Washington

Os EUA estão pressionando os líderes da Indonésia a fechar o cerco aos radicais islâmicos, depois do atentado na ilha turística de Bali no fim de semana, que provocou a morte de cerca de 180 pessoas e deixou mais de 300 feridos - 90 em estado grave.

Segundo autoridades norte-americanas, o governo Bush ficou preocupado com a possibilidade de novos ataques terroristas na Indonésia, o país com a maior população muçulmana do mundo.

"Não é que não estejam cooperando. Mas achamos que poderiam ter feito mais", disse uma autoridade norte-americana.



A explosão, em duas discotecas populares repletas de turistas estrangeiros, ocorre em meio a uma série de ataques a alvos ocidentais no mundo muçulmano.

Hoje a Indonésia disse que os ataques tinham ligação com a rede Al Qaeda (a rede terrorista patrocinada pelo terrorista Osama Bin Laden), admitindo pela primeira vez que o grupo opera no país.

Há um mês, os Estados Unidos fecharam temporariamente sua embaixada na capital Jacarta e o consulado em Surabaya devido a informações "sólidas e específicas" de que os locais poderiam ser alvos de ataques terroristas.

A Indonésia passou a ser mais vigiada durante a guerra contra o terrorismo devido às suas fronteiras mal-vigiadas, ao descumprimento das leis e à presença de pequenos grupos radicais muçulmanos.

O presidente indonésio, Megawati Sukarnoputri, apóia a guerra norte-americana contra o terrorismo, mas o país é considerado o elo mais fraco na região.

Os atentados mostraram que a rede Al Qaeda, acusada dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, está se reconstituindo.

"Os Estados Unidos ofereceram sua assistência ao governo da Indonésia para ajudar a levar esses assassinos à justiça", disse ontem o presidente George W. Bush, em uma declaração condenando os atentados.

Leia mais:
  •  Extremista muçulmano afirma que Al Qaeda fará outros ataques

  •  Atentado atinge em cheio a indústria do turismo em Bali

  •  Bush acusa Al Qaeda de atentado em Bali

  •  Mercados europeus terminam o dia deprimidos por atentado em Bali


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca