Reuters
23/10/2002 - 10h11

Polícia indonésia procura três suspeitos por atentado em Bali

da Reuters, em Bali (Indonésia)

A polícia da Indonésia afirmou hoje que está vasculhando o país em busca de três suspeitos de terem participado dos atentados a bomba ocorridos recentemente em Bali.

Segundo as forças de segurança, os três homens eram indonésios. Retratos falados dos acusados foram elaborados pela polícia. Eles teriam plantado as bombas que mataram mais de 180 pessoas em 12 de outubro.

"Há três retratos falados dos suspeitos", afirmou Made Mangku Pastika, coordenador das investigações.

Edward Aritonang, porta-voz da polícia, disse que os retratos falados não seriam divulgados. Mas as buscas, segundo afirmou, seriam realizadas nas 17 mil ilhas do vasto arquipélago que forma o país.

"Em Bali, fora de Bali, por toda a Indonésia", acrescentou, a respeito das buscas.



Pastika ressaltou que nenhum dos três procurados tinha sido formalmente indiciado como suspeito e que detalhes sobre a identidade e a religião deles não seriam divulgados a fim de "não prejudicar as investigações".'

Nenhuma autoridade quis dizer se o grupo islâmico Jemaah Islamiyah [acusado de manter ligações em outros países do Sudeste Asiático e de ter ligação com a rede terrorista Al Qaeda, liderada por Osama bin Laden], poderia estar envolvido nos atentados de Bali.

A polícia indonésia deseja interrogar o líder do grupo, Abu Bakar Bashir, hospitalizado na semana passada devido a problemas respiratórios e cardíacos e a uma úlcera.

O estado de saúde dele pareceu melhorar nos últimos dias, mas a polícia não soube dizer quando seria possível interrogá-lo.

Bashir não é suspeito de ter ligações com os atentados de Bali, mas acusado, entre outros crimes, de ter participado da elaboração de um plano para matar a atual presidente do país, Megawati Sukarnoputri.

O clérigo muçulmano, que teve sua prisão decretada, nega ter ligações com o terrorismo ou ser o líder do Jemaah Islamiyah.

Leia mais
  • EUA incluem grupo indonésio em lista de organizações terroristas

  • Reino Unido reforça recomendação contra viagens à Indonésia

  • Problemas internos atrapalham investigações na Indonésia

  • Indonésia prende suspeito de terrorismo


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca