Reuters
07/11/2002 - 12h18

Dono de minivan confessa culpa em atentados de Bali, diz polícia

da Reuters, em Jacarta

A polícia da Indonésia disse hoje que o proprietário de uma minivan usada nos atentados a bomba realizados em Bali no mês passado confessou ser integrante do grupo responsável pela ação.

O chefe de polícia do país, Da'i Bachtiar disse que o homem chama-se Amrozi e é acusado de ter tido uma participação importante no ataque, no qual foram mortas ao menos 184 pessoas, em sua grande maioria estrangeiros.



Questionado sobre se Amrozi havia estacionado a minivan cheia de explosivos na frente de uma boate, Bachtiar respondeu: "O grupo conta com várias pessoas e há divisão de tarefas. Obtivemos várias informações com ele, mas ainda temos de cruzá-las com outros dados."

As forças de segurança anunciaram a prisão do proprietário da minivan no começo desta semana.

Amrozi é o primeiro suspeito cuja identidade é descoberta. O carro-bomba dele era de longe o maior dos três usados na ação.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelos atentados. Há especulações de que o culpado seja o Jemaah Islamiah, uma organização islâmica do Sudeste Asiático que possuiria ligações com a rede Al Qaeda e que seria responsável por outros atentados na região.

Abu Bakar Bashir, o suposto líder espiritual do grupo, foi detido sob a acusação de participação em atentados ocorridos em 2000 e de tomar parte de um plano para assassinar Megawati Sukarnoputri, hoje presidente do país. A polícia disse, porém, não ter indícios da participação de Bashir nos atentados de Bali.

No começo do dia, a polícia indonésia divulgou o retrato falado de um quarto suspeito de ter participado dos atentados. Na semana passada, três retratos falados tinham sido divulgados.

Leia mais

  • Polícia identifica um dos três suspeitos do atentado de Bali

  • Polícia revela retrato falado de suspeitos de ataques em Bali

  • Londres proíbe Jemaah Islamiyah e congela suas contas

  • EUA incluem grupo indonésio em lista de organizações terroristas

  • Polícia indonésia procura três suspeitos por atentado em Bali

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca