Reuters
28/11/2002 - 16h41

Governo britânico expõe arquivos sobre Ovnis na internet

da Reuters, em Londres

O governo britânico deve abrir seus arquivos de ocorrências de pessoas que viram discos voadores como parte da reformulação das leis de liberdade de informação do país.

Entre os documentos que estarão disponíveis para o público, encontra-se o "Arquivo Rendlesham", que traz dados sobre um dos locais mais conhecidos do país para se ver objetos voadores não-identificados (Ovnis).

Até agora apenas 20 membros do público viram os arquivos, que trazem relatos de 1980 sobre os discos voadores vistos na floresta Rendlesham, em Suffolk, no leste da Inglaterra.

De acordo com testemunhas oculares, incluindo militares norte-americanos de um quartel próximo, uma nave espacial iluminada pousou na floresta em duas noites consecutivas. Céticos dizem que as testemunhas viram na verdade os raios de luz de um farol situado na costa.

O arquivo será publicado no site www.mod.uk até o fim desta semana, junto com outros relatos de discos voadores.

"Esses primeiros passos marcam importantes progressos na mudança da cultura do governo e para ampliar o direito do público de conhecer o que é feito em seu nome", disse a ministra da Liberdade de Informação, Yvette Cooper.

O governo britânico afirma que pretende anular ou modificar cerca de cem normas legais que proíbem a revelação de informações. O objetivo das autoridades é substituí-las por novos mecanismos do Ato de Liberdade de Informação, aprovado em 2000.

Leia também:

  • Paciente contrai vírus da Aids duas vezes

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca