Reuters
06/12/2002 - 13h08

Padre dos EUA foi pai de duas crianças, mostram documentos

da Reuters, em Boston

Cerca de uma década atrás, a Arquidiocese de Boston (EUA) descobriu um "possível escândalo" de dimensões até então inéditas -uma história de sexo e morte envolvendo um de seus padres, revelaram documentos da Igreja divulgados ontem.

O caso do reverendo James D. Foley continha tantos detalhes chocantes que o cardeal Bernard Law observou que o padre deveria passar o resto da vista em um monastério, como penitência por suas ações, revelou o arquivo pessoal do clérigo.

Foley foi pai de ao menos duas crianças tidas nos anos 60 com uma jovem casada. Quando Foley percebeu que a mulher tinha tomado uma dose fatal de uma substância não identificada, não chamou imediatamente um serviço de emergência.

Um membro da Igreja Católica encarregado de investigar o caso chegou a levantar a hipótese de a atitude dele ter sido criminosa. Mas nenhuma medida mais drástica foi tomada.

Hoje, Foley está em uma paróquia de Salem, Massachusetts (sul). Ele não foi encontrado para dar declarações.

A divulgação desse caso é apenas o capítulo mais recente de uma história iniciada com a entrega de 11 mil páginas de documentos internos da Igreja Católica a advogados de supostas vítimas do padre Paul Shanley, acusado de abuso sexual de crianças. A entrega dos documentos foi ordenada pela Justiça.

Os advogados divulgaram na terça-feira (3) o primeiro desses arquivos, que, segundo disseram, comprova sua acusação de que a arquidiocese costuma transferir padres com má conduta sexual.

Para os católicos dos EUA, a divulgação desse caso acontece ao final de uma semana em que sua fé na igreja viu-se colocada à prova.

Outros destaques:
  •  Abortos de meninas explicam desigualdade de sexos na Índia

  •  Muçulmanos festejam o fim do Ramadã sob estado de alerta

  •  Site da Al Qaeda promete ataque contra Israel, diz jornal

  •  Incêndios florestais deixam 2 mortos nos arredores de Sydney

  •  Choque de avião contra prédio do Fed em Miami mata piloto

  •  Soldados israelenses matam 10 palestinos na faixa de Gaza

  •  TPI prorroga prazo para nomear promotores por falta de candidatos


  • Leia mais notícias de Mundo

    Leia mais sobre pedofilia na igreja
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca