Reuters
26/12/2002 - 11h27

Bin Laden mandou mensagem a militante argelino, diz jornal

da Reuters, em Argel

Três militantes da Al Qaeda entregaram neste mês uma mensagem de Osama bin Laden a um importante rebelde islâmico argelino, que supostamente está refugiado no vizinho Niger, disse hoje o jornal da Argélia "L'Expression".

Os três emissários, todos sauditas, teriam cruzado a Síria e o Egito para se encontrar com o clérigo Mokhtar Balmokhtar, líder regional do Grupo Salafista de Prece e Combate (GSPC).

O GSPC faz parte da lista de entidades que os Estados Unidos consideram terroristas. Os militares argelinos avaliam que o grupo tem entre 350 e 380 guerrilheiros e age principalmente no leste do país.

A notícia sobre os contatos do grupo com Osama bin Laden foi publicada no jornal, que cita fontes confiáveis, mas que não divulgaram o conteúdo da mensagem.

Há alguns dias, o mesmo jornal disse que o Exército argelino estava buscando um suposto militante iemenita da rede Al Qaeda, que teria ido à Argélia para visitar o chefe do GSPC, Hassan Hattab, e convencê-lo a participar de atentados internacionais.

Em setembro, os militares mataram o principal responsável da Al Qaeda no norte da África, o iemenita Emad Abdelwahid Ahmed Alwan.

Outros destaques:
  •  Apostador dos EUA ganha sozinho US$ 315 mi na loteria

  •  Coréia do Norte recarrega reator com mil barras de combustível

  •  Visitantes de parque na China poderão comer animais

  •  CIA usa métodos desumanos para interrogar suspeitos, diz jornal

  •  Homem invade banco no Japão e faz quatro reféns


  • Leia mais notícias de Mundo

     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca