Reuters
06/01/2003 - 19h35

Partido do governo do Paraguai anuncia candidato a presidente

da Reuters, em Assunção (Paraguai)

O Partido Colorado, que governa o Paraguai, proclamou hoje o ex-ministro da Educação Nicanor Duarte como seu candidato à presidência nas eleições gerais de abril.

O tribunal eleitoral do partido outorgou oficialmente a vitória de Duarte com 46,2% dos votos nas eleições internas, frente aos 35,7% de Osvaldo Domínguez Dibb, que denunciou fraudes e disse não reconhecer o resultado.

As eleições aconteceram em 22 de dezembro, com participação de cerca de 600 mil membros do partido oficial, que governa o país há 55 anos e está entre os grupos políticos com maior período de governo ininterrupto do mundo.

O advogado Duarte, 46, enfrentará o candidato da oposição Julio César Franco, médico liberal, e o ex-general golpista Lino Oviedo, em um dos momentos de menor popularidade do seu partido.

"Vamos chegar unidos com um grande setor do partido e com o apoio de um grande setor da sociedade, da comunidade eleitoral apartidária e de grupos importantes também do Partido Liberal [oposição]", disse Duarte a jornalistas depois da divulgação do resultado definitivo.

"Eles [opositores] também vão acompanhar esta oferta eleitoral bastante forte, uma chapa presidencial que surgiu da vontade do povo colorado pela primeira vez, uma dupla presidencial que não foi fabricada pelos círculos de poder", disse.

Todas as pesquisas de boca de urna divulgadas pelos meios de comunicação no dia da eleição deram a vitória a Duarte, a não ser a contratada pelo jornal "La Nación", que pertence à família Domínguez.

Os membros do movimento liderado por Domínguez denunciaram fraudes e anunciaram que recorrerão à justiça.

Segundo analistas, as chances do governo podem ser prejudicadas nas eleições de 27 de abril por causa da impopularidade do presidente Luis González Macchi. Segundo pesquisas, ele sofre rejeição de mais de 70% da população.

Duarte, que foi ministro da Educação durante o governo do ex-presidente Juan Carlos Wasmosy (1993-1998) e reassumiu o cargo quando González Macchi chegou ao poder, em 1999, afastou-se do mandatário e chegou a chamá-lo de "fracassado".

O Partido Colorado governa o Paraguai desde 13 de janeiro de 1947. Deu apoio à ditadura de Alfredo Stroessner, entre 1954 e 1989, derrotou o ex-ditador e passou a liderar um processo de democratização que ainda não terminou.

Leia mais:
  •  Presidente paraguaio descarta possibilidade de impeachment


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca