Reuters
16/01/2003 - 09h18

Professor universitário é preso nos EUA em caso de peste

da Reuters, em Lubbock (Texas)

Um professor da Universidade de Tecnologia do Texas foi preso ontem sob suspeita de mentir a respeito de 35 cápsulas contendo a bactéria da peste, que teriam desaparecido da universidade.

Thomas Butler, proeminente membro da divisão de doenças infecciosas da universidade, é acusado de ter prestado falsa informação a um agente federal. A polícia de Lubbock disse que ele pode ter destruído as cápsulas desaparecidas.

Mas uma agente do FBI (polícia federal dos EUA) que acompanha o caso, Guadalupe Gonzalez, disse que todas as cápsulas já foram localizadas e que o incidente não provocou risco à população. A investigação foi iniciada na terça-feira (14), quando um médico da universidade deu pela falta das amostras das bactérias.

As autoridades que investigam o incidente frisaram que esse material não poderia ser usado na fabricação de armas biológicas. As cápsulas eram mantidas em uma área segura e usadas por pesquisadores para testar antibióticos.

A peste, provocada pelo bacilo de Yersin, é normalmente transmitida às pessoas por roedores, via pulgas. A doença provocou horríveis epidemias na Idade Média, chegando a dizimar um terço da população européia da época.

A doença se manifesta em três formas: peste bubônica, que forma inchaços no corpo (a peste pneumônica, muito mais letal) e a peste septicêmica (uma rara infecção no sangue).

Especialistas dizem que uma arma biológica com a bactéria da peste seria fácil de preparar e usar. A doença, porém, é facilmente tratada com antibióticos, desde que diagnosticada corretamente.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) registra entre 1.000 e 3.000 casos de peste por ano no mundo. Nos Estados Unidos, a doença se manifesta em apenas 10 a 15 pacientes anualmente, matando uma pequena porcentagem.

A última epidemia urbana da doença nos EUA aconteceu entre 1924 e 25, em Los Angeles.

Outros destaques:
  •  Apresentador de TV acusado de pedofilia é preso na Inglaterra

  •  Greve entra no 46º dia; Carter encontra Chávez na segunda-feira

  •  Inspetores fazem visita-surpresa a casa de cientista iraquiano

  •  Confrontos em área de plantação de coca na Bolívia matam 11

  •  Democratas criticam Bush por causa do Iraque e da Coréia do Norte

  •  Imperador do Japão é internado para operar próstata


  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca