Reuters
14/02/2003 - 07h53

Rússia se opõe a qualquer nova resolução sobre o Iraque

da Reuters, em Londres

A Rússia, membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas com poder de veto, se opõe a uma nova resolução sobre o Iraque, disse ontem o ministro russo das Relações Exteriores, Igor Ivanov.

Falando de Nova York, onde ele está para ouvir o relatório dos inspetores de armas da ONU (Organização das Nações Unidas), Ivanov declarou que o mundo precisa estar unido em qualquer ação a ser decidida contra o Iraque e que uma solução pacífica ainda é a melhor opção.

"Acredito que não é necessária no momento em passar uma segunda, terceira ou quarta resolução sobre o Iraque", afirmou Ivanov.

Os comentários do chanceler russo foram transmitidos pela agência de notícias Itar-Tass.

"À nossa frente há problemas cujas soluções serão [...] difíceis", disse Ivanov, acrescentando que a comunidade internacional "não deveria se dividir, mas se unir".

Diplomatas afirmam que o chefe de inspetores de armas deve dizer hoje ao Conselho de Segurança da ONU que o Iraque não cooperou completamente com os pedidos de desarmamento.

A linguagem usada pelo chefe dos inspetores, Hans Blix, e seu colega responsável pela inspeção de armas nucleares, Mohamed ElBaradei, será crucial para determinar se os membros do Conselho de Segurança pedirão por mais inspeções ou apoiarão os planos dos EUA e do Reino Unido de invadir o Iraque.

Leia mais
  • Inspetor deve dizer que Iraque não ajudou totalmente
  • Coréia do Norte rejeita decisão sobre crise nuclear
  • Arafat aceita nomear um primeiro-ministro palestino
  • Governo da Bolívia nega culpa em mortes
  • Japão pede que seus cidadãos abandonem Iraque

     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca