Reuters
21/02/2003 - 18h42

Simon e Garfunkel podem se apresentar juntos no Grammy

da Reuters, em Los Angeles

Paul Simon e Art Garfunkel esqueceram as divergências e possivelmente irão cantar juntos na entrega dos prêmios Grammy, no domingo. Se o fizerem, será a primeira apresentação pública juntos em dez anos.

Um porta-voz de Simon contou que os dois cantaram juntos em local reservado na quarta-feira, no primeiro reencontro deles desde 1993.

"Eles se reencontraram como velhos amigos e cantaram juntos pela primeira vez desde 1991. Estão pensando em cantar no Grammy, mas não sabem se haverá tempo suficiente", disse o porta-voz.

Fontes bem informadas disseram que os dois iriam encontrar o produtor da cerimônia de entrega do Grammy, Ken Ehrlich, na quinta-feira, durante os ensaios para a festa.

Outra fonte confirmou que os empresários dos artistas, que se reuniram em poucas ocasiões desde que se separaram, 33 anos atrás, vêm discutindo a possibilidade de um reencontro público na entrega dos Grammy.

Vistos como o duo de folk-rock mais bem sucedido dos anos 1960, criadores de sucessos duradouros como "Sound of Silence" e "Bridge Over Troubled Water", Simon e Garfunkel vão receber um prêmio pelo conjunto de sua obra, esta semana, da Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação (Naras), que promove o Grammy.

O prêmio será entregue numa cerimônia especial no sábado à noite e será mencionado novamente durante a cerimônia de premiação, que será transmitida ao vivo no Brasil pelo canal pago Sony Entertainment Television, a partir das 21h.

Tema nova-iorquino

A cerimônia do Grammy será realizada em Nova York pela primeira vez desde 1998 e deve ter como tema básico a própria "Big Apple". É por isso que uma participação de Simon e Garfunkel seria tão emocionante. Ambos são nova-iorquinos natos.

A festa contará também com Bruce Springsteen e a E Street Band, No Doubt, James Taylor, Yo-Yo Ma, Eminem, Norah Jones e Avril Lavigne.

Paul Simon e Art Garfunkel se conheceram ainda crianças, no bairro de Queens, e lançaram seu primeiro disco no final dos anos 1950, sob o nome Tom & Jerry.

Fizeram sucesso com seu primeiro single, "Hey Schoolgirl", mas depois disso se separaram. Voltaram a unir-se e lançaram um álbum acústico de estréia, já usando o nome Simon & Garfunkel, em 1964.

Separaram-se novamente, mas, um ano mais tarde, seu produtor colocou o som de guitarras elétricas em estilo Beatles sobre sua melhor canção, "Sound Of Silence", que da noite para o dia virou sucesso enorme.

À medida que o sucesso aumentava, a parceria entre eles foi se enfraquecendo em função de crescentes tensões criativas. Simon, que compunha a maioria das canções, se sentia limitado por trabalhar sempre com o mesmo colaborador, e Garfunkel se sentia na sombra de Simon.

Eles se separaram em 1970, justamente quando foi lançado seu álbum mais importante, "Bridge Over Troubled Water". Desde então, já se reuniram algumas vezes, uma delas em 1981 num concerto que atraiu meio milhão de pessoas para o Central Park, em Nova York.

Leia mais
  • Dois brasileiros concorrem domingo ao Grammy
  • Canal Sony transmite premiação do 45º Grammy Awards no domingo
  • Luciana Souza vai ao Grammy com jazz "singelo"
  • Indicado ao Grammy, o carioca Duduka começou a tocar aos 13 anos

    Especial
  • Ouça trecho da música "Eu Não Existo sem Você", do CD "Brazilian Duos", de Luciana Souza
  • Ouça trecho da música "Pra Que Discutir com Madame", do CD "Brazilian Duos", de Luciana Souza




     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca