14/02/2006
Íntegra de entrevista com Fábio Barreto
DA EQUIPE DE TREINAMENTO
Muitos atores que vão procurar os cursos especializados em TV são modelos e celebridades instantâneas em busca de fama. O que você acha disso?
O meu curso é bastante específico, nele os alunos aprendem a trabalhar com a câmera e com a luz da TV, que é um recusro que não muitos atores têm, ele tem por objetivo fazer com esses atores tenham mais tranquilidade e saibam aprofundar, aqueles que já tem algum preparo, ou obter algum relacionamento com o equipamento. É um curso sério, também para apresentadores. Se aintenção deles éa coisa da fama, do sucesso... O curso é dado para o exercício, para aqueles que já são profissionais se exercitarem, mlhorarem a sua capacidade e pra quem não tem experiência, para quem não é profissional ter mais facilidade para se profissionalizar. É claro que existe um mercado de atores no Brasil que facilita essa coisa de um ator ter uma preparação superficial e ter algum sucesso, mas, em algum momento, ele vai se ressentir desse exercitar mais , de aprender mais para poder ir além.
A vida desse ator é curta?
A vida é curta para quem não tem talento. Quem tem talento terá longevidade na carreira. É claro que o trabalho em TV é importante porque exercita o ator, porque ele está todo dia trabalhando. Mas ele não aprofunda tanto e não exige tanto o talento doas atores quanto o trabalho em cienma e teatro. É um trabalho muito corrido. A novela não exige tanto do ator. É muito corrido. É um trabalho que é feito na faixa da superficialidade. O ator não tem tempo para o ator se aprofundarem e nem os diretores, é um trabalho industrial.
É um trabalho inferior?
Eu não diria inferior para não subestimar, mas ele não atinge a qualidade e a profundidade que possa vir a ser atingida no cinema e no teatro.
Tem muita gente sem talento na TV?
Tem.
O nível é baixo?
Não. Nós temos excelentes atores em TV sobretudo porque o mercado de cinema e teatro não oferece a eles estabilidade profissional. O que oferece essa estabilidade é a televisão.
O ator precisa fazer teatro para ser um ator de verdade?
O principal elemento dramático do teatro é o ator, o teatro é feito para o ator e pelo ator assim como na televisão é o autor e no cinema é o diretor. É logico que para um ator é fundamental que ele se exercite no teatro. Agora tem atores que não sentem essa necessidade, como no caso da Glória Pires, que é uma grande atriz, mas não sente que a química do palco seja a sua química. Claro que o teatro é fundamental pra qualquer ator, porque ali ele é exigido nas suas mais diversas formas de performance e desenvoltura, ele tem que atingir um nível de interpretação. O teatro é a base da arte dramática, foi dele que nasceram todas as outras formas de arte dramática, foi no teatro grego que nasceu a arte dramática. Mas a grande verdade é que a nosa grande escola de atores é a televisão. É lá que os atores ganham cancha, pique de trabnalho, é fazendo novela que eles decoram texto diariamente. A TV é uma grande escola de atores.
Dos atores novos, tem algum que você admire?
Cléo Pires, Mariana Ximenes, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Alice Braga, e os atores que já são mais antigos, como Cláudia Abreu, Débora Bloch. Dos novos, eu vejo pouca gente surgir. O ator do " Cinemas, Urubus, Aspirinas" gostei bastante.
E modelos que viram atores/atrizes?
Acho relativo, porque tem uns que emplacam, que vão bem e outros quenão.
Existe uma banalização da profissão de ator?
Acho que o ator deve entender que como um canal da arte dramática com o público ele deve ter cultura, deve estudar, investigar. Eu confesso que realemnet a maioria é despreparada, muito em virtude do fato de qurerem chegar à fama muito rapidamente. Eles gastam tanto tempo na autoipormoção quea coisa mais importante que seria melhorar e se explorar eles acabam perdendo com esse tipo de especulação.
|