09/01/2007
Prova - 43ª Turma
São Paulo, dezembro de 2006FOLHA DE S.PAULOPROGRAMA DE TREINAMENTO EM JORNALISMO DIÁRIO43ª TURMANOME:
Este teste é a segunda etapa do processo de seleção da Folha.
Ele procura medir características fundamentais para jornalistas: extensão dos conhecimentos, acompanhamento crítico do noticiário e capacidade de se expressar por escrito, de forma articulada e informativa.
Também é objetivo da prova verificar o desempenho numa situação de tempo limitado (e curto).
Ao responder às questões, proceda jornalisticamente: na dúvida, não chute. Informações incorretas são mais graves que respostas menos precisas ou mesmo ausentes.
Respostas erradas contarão pontos negativos na soma final.
A prova deve ser preenchida a caneta. Se precisar, use o verso para completar questões ou fazer rascunhos. Não perca tempo corrigindo rasuras ou escrevendo primeiro a lápis e depois passando a caneta: o conteúdo das respostas é que será avaliado.
Não é permitida consulta a dicionários, jornais, livros ou qualquer outra fonte. Calculadora pode ser usada.
O tempo total é de duas horas e meia.
Não se esqueça de colocar seu nome.
Os 40 mais bem classificados nesta fase serão chamados para uma semana de palestras, prevista para fevereiro, na sede da Folha, em São Paulo. O resultado do teste deve ser divulgado no site da editoria de treinamento no final de janeiro ou início de fevereiro. Todos os candidatos também receberão e-mail.
Nessa semana de palestras, ocorrerá a terceira fase de seleção, com entrevistas e outras atividades. Dez pessoas devem ser chamadas para o curso, cujo início está previsto para março.
Por favor, verifique na lista de presença se seu e-mail está correto. Sugerimos aos candidatos que usam hotmail ou que não receberam as mensagens enviadas pela Folha que escrevam uma segunda opção de endereço eletrônico para receber os comunicados. Verifiquem também, por favor, se nossos e-mails estão liberados pelo filtro anti-spam.
Boa sorte.
1. Qual o crescimento anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o ano que vem? É possível obter esse nível de crescimento? Por quê?2. Quais setores da economia devem ganhar mais com as políticas econômicas que Lula vem mencionando para o seu segundo mandato?3. Quais as dificuldades para baixar os juros no país?4. Cite cinco dos principais personagens do escândalo do dossiê. Identifique de maneira breve a participação de cada um no caso e diga quais as atividades políticas e/ou profissionais de cada um deles.a)
b)
c)
d)
e)
5. Como foi o desfecho do escândalo do mensalão neste mês no Congresso?6. Que avaliação geral você faz do primeiro mandato de Lula? Argumente em no máximo 20 linhas.7. Imagine que vc é o correspondente da Folha nos EUA e precisa fazer uma entrevista com a congressista Nancy Pelosa. Escreva uma carta em inglês em que vc apresenta a si mesmo e ao jornal em que trabalha e pede a entrevista.8. Formule as três principais perguntas que vc faria a ela (de preferência em inglês, mas perguntas em português também serão consideradas).9. Se pudesse escolher qualquer pessoa para uma entrevista que sairia publicada na edição de domingo da Folha, quem vc escolheria? Por quê?10. Quais as três principais perguntas que vc faria ao entrevistado?11. Cite:- cinco romances de Machado de Assis
- cinco romancistas europeus do século 19 que você considera excelentes _indique uma obra para cada um
- cinco romancistas brasileiros do século 19 que você considera excelentes _indique uma obra para cada um
- cinco romancistas europeus do século 20 que você considera excelentes _indique uma obra para cada um
- cinco romancistas norte-americanos do século 20 que você considera excelentes _indique uma obra para cada um
- cinco romancistas brasileiros do século 20 que você considera excelentes _indique uma obra para cada um
- cinco romancistas contemporâneos, de qualquer nacionalidade, que você considera excelentes _indique uma obra para cada um
12. Das obras mencionadas acima, escolha uma e faça uma resenha (o texto não deve ser um simples resumo do livro, mas sim um comentário crítico que ajude o leitor a entender a importância da obra).13. Suponha que vc precise escrever um texto informativo sobre índices de analfabetismo entre maiores de 15 anos nas regiões do país, com base no quadro abaixo (fictício). Do ponto de vista das informações numéricas, os dados fornecidos são suficientes para vc? Justifique.Região | Número de analfabetos em 2004 | Número de analfabetos em 2005 | Diferença % |
Sul | 657.234 | 648.987 | -1,25% |
Sudeste | 865.231 | 987.998 | 14,19% |
Centro-Oeste | 235.987 | 231.342 | -1,97% |
Nordeste | 543.786 | 675.876 | 24,29% |
Norte | 329879 | 463211 | 40,42% |
14. Se fosse escrever um texto sobre os resultados da tabela fornecida na questão de matemática (veja no final da prova), qual informação vc ressaltaria no primeiro parágrafo? Por quê?15. Cite cinco diferenças entre a ditadura militar chilena e a brasileira.a)
b)
c)
d)
e)
16. Diga quem são as personalidades listadas abaixo, que nacionalidade têm e em que época atuaram. Seja o mais específico possível, mas prefira uma resposta mais vaga e correta a uma informação errada.MARCOS CESAR PONTES
MICHELLE BACHELET
JASON BLAIR
GUIDO MANTEGA
RENAN CALHEIROS
NICOLAS SARKOZY
JOSÉ RAINHA JÚNIOR
OLGA BENÁRIO PRESTES
HENRIQUE MEIRELLES
JULIO VERNE
CANDIDO PORTINARI
ANGELA MERKEL
ALBERT EINSTEIN
TRUMAN CAPOTE
MARCOS WILLIAMS HERBAS CAMACHO
IMMANUEL KANT
MAX WEBER
DAVID HUME
THEODOR ADORNO
JOHN STUART MILL
THOMAS HOBBES
GEORG W. F. HEGEL
JOHN LOCKE
JEAN-JACQUES ROUSSEAU
JOSEPH A. SCHUMPETER
ADAM SMITH
SIGMUND FREUD
JOHN MAYNARD KEYNES
KARL MARX
HANNAH ARENDT
LUDWIG WITTGENSTEIN
CLAUDE LÉVI-STRAUSS
GILBERTO FREYRE
CAIO PRADO JR.
SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA
BOB WOODWARD
DICK CHENEY