Treinamento Folha   Folha Online
   
30/10/2007

PADRE JULIO

da Folha de S.Paulo

Reportagem publicada pela Folha, protegida por copyright

São Paulo, sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia não sabe se testemunha atuou em ONG
DA REPORTAGEM LOCAL
DO "AGORA"

O delegado Marco Antônio Bernardino Santos, da 5ª Seccional Leste de SP, afirmou ontem não ter nenhuma prova de que a única testemunha da suposta corrupção de menores praticada pelo padre Júlio Lancelotti foi mesmo funcionária de uma das casas ligadas ao religioso, como ela alega.
A mulher foi ouvida anteontem, no mesmo dia em que a Polícia Civil anunciou a abertura do inquérito. Somente ontem, porém, a polícia enviou ofício à instituição pedindo a relação dos funcionários que trabalharam no local para confrontar a identidade.
A investigação contra o padre Júlio foi aberta exclusivamente com base nesse depoimento. Segundo o delegado, a suposta ex-funcionária -que não teve o nome divulgado- não apresentou documentos que comprovassem sua ligação, como funcionária ou como voluntária, da Casa Vida. A reportagem entrou em contato com a instituição, que não comentou o caso.
A testemunha, uma evangélica, só foi localizada pelos policiais com ajuda de produtores de programas da Rede Record, segundo a Folha apurou.
A emissora de TV, que pertence ao bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, havia levado ao ar a entrevista dessa mulher no último domingo. O rosto e a voz da entrevistada foram disfarçados, para preservá-la.
Sobre a falta de informação, o delegado disse que não vê necessidade de comprovação "em função de quem ela é", sem explicar quem é a mulher.
Anteontem, Santos havia afirmado não ter questionado à testemunha se ela era a mesma que deu declarações à Rede Record no último domingo.
Ontem, ao ser apresentado ao policial o documento interno da Polícia Civil, obtido pela reportagem, que diz ser a mesma pessoa, o delegado determinou a apreensão do relatório. Minutos depois desistiu e devolveu o papel à Folha.
Procurado pessoalmente Lancelotti disse que não comentaria o assunto. A Record não se manifestou sobre o caso.
(ROGÉRIO PAGNAN, ANDRÉ CARAMANTE E DIEGO ZANCHETTA)

BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).