A - B

Abcissão

Ver Corte de Luz.

Aflito
(ou Afligido)

Um planeta está aflito quando está desfavoravelmente aspectado, especialmente por um maléfico. Planetas aflitos são, às vezes, chamados de Impedidos.

Algol

Também chamada CAPUT ALGOL, uma estrela fixa maléfica, que representa a Górgona cujo cabelo consistia de serpentes vivas e que foi decapitada por Perseu. O tema é perder a cabeça. Em 2000 estará a 26 graus Touro 10'. Lilly deu uma meia-orbe de 5 graus para Caput Algol em seu sistema de contagem, mas os astrólogos modernos tendem a usar meias- orbes ainda menores, de cerca de um grau para estrelas fixas. Os seguidores de Lilly continuam a usar 5 graus de meia-orbe para Algol, mas somente um grau para outras estrelas fixas. No seu sistema de contagem, Lilly aufere 6o para uma conjunção com Regulus (Cor Leonis) a 29o Leão 50' em 2000 e 5 pontos para uma conjunção partil com Spica a 23o Libra 50' em 2000.
Alegria Uma antiga forma de regência de casa que relaciona planetas a casas onde eles se alegrariam de ocupar. Por exemplo, Vênus se alegra nos assuntos amorosos da 5a casa, e Saturno se alegra na miséria da 12a casa. A Lua se alegra na 3a casa, o Sol na 9a casa (alguns dizem também na 10a), Mercúrio na 1a, Marte na 6a, e Júpiter na 11a casa.
Almuten O Almuten de qualquer grau do zodíaco é o planeta que tem a maior dignidade essencial naquele grau. Alguns graus podem ter mais do que um Almuten ( ex.: se dois planetas estão igualmente dignificados naquele grau, ambos são Almuten do grau). Lilly escreve: "o Almuten de qualquer casa é aquele planeta que tem mais dignidades no signo em que está ascendendo ou descendendo na Cúspide da casa, de onde quer que você julgue. O Almuten de qualquer casa é aquele planeta que tem mais dignidades no signo que ascende ou termina na Cúspide de qualquer casa a partir da qual você começa seu julgamento " (CA, p.49). Os signos podem ter regentes diurnos ou noturnos, portanto os Almutens podem variar para o mesmo grau do zodíaco, dependendo da carta ser diurna ou noturna. Além disso, o mapa como um todo pode ter um Almuten, o qual Lilly define como sendo: "o Planeta que é mais poderoso [em termos de] dignidades Essenciais e Acidentais no Esquema do Céu (CA, pag. 49). Também referido como Senhor da Genitura nas natividades.

Antipatia

Uma relação desarmoniosa entre planetas, causada por sua natureza diferente, seja por aspecto, pela regência ou exaltação em signos opostos. Como exemplo, o Sol, que rege Leão, tem antipatia por Saturno, que rege o signo oposto, Aquário.
Antíscia ou antiscío (Ponto solsticial)

O reflexo da posição do planeta no eixo Câncer - Capricórnio. Em outras palavras, antíscios são reflexos, ao longo do eixo vertical do zodíaco natural. O ponto médio da posição de um planeta e seu antíscio é sempre 0o de Câncer ou Capricórnio. Por exemplo, o antíscio de 9o Capricórnio é 21o Sagitário; o antíscio de 12o Libra é 18o Peixes; e o antíscio de 5o Àries é 25o Virgo.

O antíscio e seu planeta correspondente são eqüidistantes tanto do solstício (0o Câncer ou 0o Capricórnio). Os pares dos signos e seus signos antisciais são: Àries/Virgo, Touro/Leão, Gêmeos/Câncer, Libra/Peixes, Escorpião/Aquário e Sagitário/Capricórnio. Lilly escreveu: "Há os antíscios, os dos bons Planetas consideramos que são iguais a um Sextil ou um Trígono; e há aqueles contra-antíscios (pontos opostos aos antíscios), que verificamos ser da natureza de um Quadrado ou Oposição'. O que Lilly chama de contra-antíscios são também chamados de contracíons.

Aplicacão

O movimento de um planeta em direção a outro planeta, cúspide de casa ou ponto sensível quando se aproxima da formação de um aspecto entre ambos. Ambos os planetas podem estar diretos, um direto e outro retrógrado, ou ambos retrógrados. O termo aplicação mútua é usado quando um planeta direto está aplicando a um outro que esta retrógrado, portanto cada um deles está indo um em direção ao outro. O planeta mais rápido, independentemente da direção do movimento, "lança seus raios' para aspectar o mais lento. Aplicação é o oposto de Separação.

Ascensão Curta

Ver Ascensão.

Ascensão Heliacal "Ascendendo com o Sol" - ocorre quando um planeta ou estrela, o qual foi escondido pelos raios do Sol, torna-se novamente visível.
Ascensão (Longa e Curta) Por causa da obliqüidade da eclíptica de 23o 5' em relação ao Equador, alguns signos alojam-se ao norte e outros ao sul do Equador. Quando a terra gira, os signos de ascensão curta ascendem rapidamente, enquanto que os signos de ascensão longa ascendem mais devagar. No hemisfério norte os signos de ascensão longa são Câncer até Sagitário e os signos de ascensão curta vão de Capricórnio até Gêmeos. No hemisfério sul o reverso é verdadeiro. (Ver Considerações antes do Julgamento). Lilly acreditava que os aspectos mais importantes que ocorriam nos signos de ascensão longa eram estendidos ao próximo aspecto mais importante e que fosse mais amplo, e que os aspectos que ocorriam em signos de ascensão curta eram contraídos ao próximo aspecto mais importante e menor. Então, por exemplo, no hemisfério norte, um quadrado entre um planeta em Câncer e outro em Libra poderia agir mais como um trígono e um quadrado entre um planeta em Capricórnio e outro em Àries poderia agir mais como um sextil. No mapa que Lilly fez do Sr B (CA, pag 220), a Lua em 19o Virgo estava quadrando Saturno a 21o Sagitário "(ainda fora dos signos de ascensão longa) o que muito facilitou o assunto".
Ascensão Longa Ver Ascensão
Ascendente O grau do zodíaco na Eclíptica que se eleva a Leste do Horizonte na hora do nascimento de uma natividade ou no momento da confecção do mapa para uma pergunta horária.
Aspecto partil Isto ocorre quando dois planetas formam um aspecto e ocupam a mesma "parte" de grau numérico de seus respectivos signos. Por exemplo, a Lua quando atravessa o 5o de Àries está em oposição partil a Saturno quando ele ocupa o 5o Libra.
Aspecto Ptolomaico O mesmo que Aspecto Maior. Baseado na teoria grega de harmonia musical, Ptolomeu distinguiu quatro aspectos mais importantes entre os signos do zodíaco: sextil, quadrado, trígono e oposição. Ele acrescentou que os planetas poderiam estar "corporalmente juntos" ou poderiam formar um dos aspectos mais importantes.
Aplicação Mútua Um aspecto aplicativo no qual os dois planetas estão se movendo um em direção ao outro porque um está avançando e o outro está retrógrado. Uma força potente que leva os assuntos à perfeição. Freqüentemente leva a um resultado rápido e inesperado.
Aspecto Uma relação angular específica entre planetas, cúspides de casas ou pontos sensíveis medidos em graus da longitude da Eclíptica. Os aspectos mais importantes são: conjunção, sextil, quadrado, trígono e oposição. No dizer de Ptolomeu, a conjunção não era tanto um "aspecto", mas muito mais uma ligação de corpos (co-junção) de dois planetas. Aspectos à direita eram encadeados dos signos precedentes e aspectos à esquerda eram extraídos dos signos que se sucediam. Os aspectos ptolomaicos eram baseados na numerologia pitagórica e na teoria musical clássica grega, que identificava certas medidas harmoniosas entre o comprimento das cordas de um instrumento musical. As medidas harmoniosas clássicas da música eram: 1:1, 1:2, 1:3 e 2:3. Somente signos do zodíaco que formavam medidas musicais clássicas de acordo com sua distancia no zodíaco eram consideradas em aspecto. Assim, se uma oposição (totalizando 6 signos) representa uma linha reta, então a medida de um quadrado (3 signos) a uma oposição é 1:2, um sextil (2 signos) até uma oposição é 2:6 ou 1:3, um trígono (4 signos) a uma oposição é 4:6 ou 2:3. O semi-sextil (1 signo) e o quincúncio (5 signos) não eram considerados aspectos válidos porque 1: 6 e 5:6 não eram encaradas como medidas de harmonia musical.
Aspecto Aplicativo Um aspecto, ainda não exato, no qual os planetas estão se aproximando do ângulo específico por aspecto. Depois que o aspecto formou-se e tornou-se exato, os planetas começam a se Separar.
Aspecto Maior Também chamados Aspectos Ptolomaicos. A conjunção – 0o (tecnicamente falando, a conjunção é uma "ligação corporal", mais do que um aspecto angular entre planetas, mas escritores modernos referem-se a ela como sendo um aspecto), sextil – 60o - , quadrado – 90o – trígono – 120o -, e oposição – 180o . A aplicação por conjunção, sextil ou trígono, sem frustração ou interferência, normalmente leva os assuntos a termo. O sextil e o trígono são aspectos de harmonia, união e acordo. O quadrado mostra obstáculos, problemas, stress e tensão, e avisam o interrogante contra o prosseguimento [NT: de sua ação ou daquele assunto]. As oposições indicam separação, alienação, abandono, dificuldade e fracasso. Nenhum aspecto entre os significadores normalmente significa que nenhuma ação ocorrerá com relação àquele assunto.
Astrologia Mundial (Mundana) A astrologia dos assuntos mundiais (do latim "mundus", de mundo).
Aspecto Amplo ("Platico")

Um aspecto que não é exato nem partil mas que está dentro da orbe. Por exemplo, a Lua no 7o de Àries está em oposição ampla a Saturno em 5o Libra. "Platic" significa amplo.

[NT: "platic" em inglês contemporâneo e Placktic em inglês antigo]

Aspecto separativo Um aspecto que chegou à perfeição algum tempo antes que a pergunta horária fosse feita, de forma que agora os planetas estão se movendo além do aspecto exato prévio. Uma separação mútua ocorre quando o planeta aspectado está retrógrado e o planeta aspectador está direto. Ver Separação.
Aspecto Sinistro Sinistro significa "na mão esquerda". Um aspecto sinistro é aquele no qual o planeta mais rápido está minguando, ou diminuindo em luz, com relação ao mais lento. O planeta mais rápido (aplicativo) está enviando seus raios à esquerda (sinistra) para formar um aspecto porque o planeta mais pesado está no lado esquerdo do planeta aplicativo como visto da Terra. Lilly diz: "Aspectos Destros são contrários à sucessão dos Signos, os Sinistros na ordem em que eles seguem um ao outro". Com aspectos sinistros, os raios do planeta mais rápido fluem na direção contra o relógio para alcançar o planeta mais lento. Se os planetas estão em movimento direto, forma-se um aspecto sinistro como resultado da decrescente distancia angular entre eles, de forma que os planetas estão se movendo em direção a uma eventual conjunção. Por exemplo, a Lua em Àries enviaria uma quadratura sinistra a Júpiter em Câncer. Ver Destro. (Dorothy Kovach adiciona que um aspecto sinistro tem lugar quando um planeta que move mais rápido aspecta um planeta que se move mais devagar na ordem natural do zodíaco).
Aumento de Luz Crescente. Isto ocorre quando a Lua (ou um planeta) está se separando de uma conjunção e movendo-se em direção a uma oposição ao Sol e parece aumentar sua luz do ponto de vista da Terra. Uma vez que a Lua passa a sua oposição ao Sol, ela parece decrescer em luz. Estar aumentando em luz é uma dignidade acidental. Note que os planetas internos, Vênus e Mercúrio, andam (de um ponto de vista geocêntrico) com o Sol e nunca podem formar uma oposição com o Sol em um horóscopo centrado na Terra.
Aspecto Destro Destro significa "na mão direita" ou lado direito". Um aspecto destro é aquele no qual o planeta mais rápido está crescendo ou aumentando em luz, com relação ao mais lento. O planeta mais rápido (aplicativo) está enviando seus raios ao direito (destro) para formar um aspecto, porque o planeta mais pesado está no lado direito do planeta que está aplicando, como é visto de um ponto de vista da terra. Lilly diz "Aspectos Destros são contrários à sucessão dos signos", o que significa que os raios do planeta mais rápido movem-se no sentido do relógio em volta do círculo em busca do planeta mais lento, como é visto da Terra. Se os planetas estão em movimento direto, um aspecto destro forma, como resultado, uma crescente distancia angular entre eles, de modo que os planetas estão se movendo em direção a uma eventual oposição. Um aspecto destro tem lugar quando um planeta mais rápido aspecta um outro mais lento na direção contrária à natural direção do zodíaco. Por exemplo, a Lua em Aries lançaria uma quadratura destra a Júpiter em Capricórnio. Ptolomeu considerava a casa 11 do Bom Daimon (Espirito) como um sextil destro a (sextil e do lado direito) da casa 1. Aspectos destros são tradicionalmente mais potentes que os aspectos sinistros. Lembram-se daqueles desenhos de um anjo sentado no ombro direito e um diabo no ombro esquerdo? Ver Sinistro. (Dorothy Kovac acrescenta que o aspecto destro tem lugar quando um planeta mais rápido em movimento aspecta um planeta em movimento mais lento, na direção contrária do Zodíaco).
Avistamento (Behold) Quando dois planetas estão dentro da orbe de um aspecto, diz-se que um avista o outro. Lilly deu o exemplo de Saturno a 10o Àries avistando Marte a 7o Capricórnio por um aspecto de quadrado à direita. Os signos zodiacais podem avistar-se um ao outro de tres maneiras: por aspectos mais importantes
Bicorpóreos, Signos Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes (CA, pag 88).